UFS: atividades presenciais seguem suspensas até 31 de julho

0
UFS autoriza atividades práticas para alunos imunizados; aos servidores, estabelece plano de adequação e retorno presencial gradual (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) publicou a Portaria Nº 781/2021/GR, prorrogando até o dia 31 de julho de 2021, com alterações, os efeitos da Portaria Nº 241/2020/GR, que suspendeu as atividades acadêmicas presenciais e deu outras providências quanto ao enfrentamento do novo coronavírus.

A prorrogação abrange o Colégio de Aplicação (Codap) e os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu e lato sensu dos seis campi da instituição.

Práticas presenciais para alunos

Entre as alterações em relação à portaria Portaria Nº 241/2020/GR, foi autorizada a inserção em cenários de práticas e atividades que necessitem de interação presencial, de alunos da graduação e pós-graduação que tenham sido submetidos ao esquema vacinal e recebido dose considerada imunizante de vacina específica contra a Covid-19, obedecido o intervalo recomendado para proteção após a referida dose, com base em publicações científicas ou pareceres técnicos dos fabricantes.

Retorno gradual dos servidores

Além disso, foi inserido o Art. 4° para se estabelecer plano de adequação e retorno presencial, gradual e progressivo aos servidores que completaram ao menos 28 dias de conclusão do seu esquema vacinal. Nesses casos, as chefias imediatas devem iniciar o planejamento das atividades presenciais, estabelecendo período de transição e retorno paulatino dos servidores técnicos administrativos e professores.

A portaria em vigor prioriza o atendimento não presencial à comunidade. No entanto, quando não possível ser realizado por e-mail, telefone, dentre outros meios remotos, o atendimento presencial se dará mediante prévio agendamento.

A decisão considera a situação de emergência em saúde pública devido à pandemia, os últimos decretos estaduais a respeito do tema, a Portaria Nº 1038/2020/MEC e o relatório e parecer emitido pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da UFS.

Atividades de pesquisa

É importante ressaltar que estão mantidas as atividades de pesquisa no âmbito da UFS, desde que observadas as orientações da Portaria Nº 790/2020/GR.

Vacinação contra a covid-19

Como resultado do diálogo com as prefeituras dos municípios onde existem campus da UFS, todos trabalhadores (servidores efetivos e funcionários terceirizados) da instituição tiveram acesso a ao menos a primeira dose das vacinas contra a covid-19, e aguardam o intervalo indicado pelo Ministério da Saúde para completar o esquema vacinal.

Comitê

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 no âmbito da UFS continua em atividade, buscando monitorar os riscos para a comunidade universitária e possíveis impactos a toda a população, além dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde e, assim, subsidiar as tomadas de decisões pela gestão e a segurança da comunidade.

Fonte: UFS/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais