UFS: confira o cronograma de pré-matrícula do Sisu 2020

A pré-matrícula ocorre dias 30 e 31 e 3 e 4 de fevereiro(Foto: Arquivo Portal Infonet)

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) manteve o cronograma da pré-matrícula dos candidatos classificados na chamada única do Sistema de Seleção Unificada – Sisu 2020.

Segundo a instituição, a UFS já estava preparada caso uma decisão superior derrubasse o julgamento da Justiça Federal de São Paulo, que determinou a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu. No entanto, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), acatou o recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e derrubou a liminar que impedia a divulgação dos resultados.

Nesta quarta-feira, 29, a universidade divulgou os nomes dos aprovados na chamada regular do Sisu 2020. Na UFS, a pré-matrícula é direcionada aos estudantes que desejam ingressar nos cursos da graduação presencial nos campi de São Cristóvão, Aracaju, Laranjeiras e Itabaiana. A pré-matrícula poderá ser feita nesta quinta e sexta-feira, dias 30 e 31 de janeiro, e nos dias 3 e 4 de fevereiro. A Universidade salienta que cursos e campi seguirão cronogramas distintos.

O edital dos aprovados

Segundo o edital publicado pela Prograd, a matrícula dos aprovados será realizada em duas etapas:

a) Primeira etapa – Pré-matrícula institucional: destina-se à apresentação do candidato para entrega da documentação exigida dentro da sua modalidade de concorrência;

b) Segunda etapa – Confirmação da matrícula: destina-se à apresentação do candidato para efetivação de sua matrícula institucional, conforme procedimentos e cronograma que serão estabelecidos em edital de convocação para a confirmação da matrícula que será publicado no site da UFS.

Pessoas com deficiência e comprovação de renda

Para mais informações sobre documentação exigida para pessoas com deficiência, comprovação de renda, dentre outras, acesse o edital na página do Sisu/UFS.

Informação importante: o tamanho da foto a ser entregue no ato da matrícula, agora, tem as dimensões de 5×7 e com o fundo branco, conforme anexo I dos editais 53/2019 (UFS Sisu) e 02/2020 (vestibular de Lagarto).

UFS no Sisu 2020

– 96 cursos participantes;

– 5.030 vagas;

– 2.418 vagas para ampla concorrência;

– 96 vagas para ações afirmativas (candidatos com deficiência: reservada uma vaga, por curso e turno, qualquer que seja a sua procedência escolar);

– 2.516 para Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas).

Para esclarecer dúvidas ou buscar outras informações, entre em contato com a Prograd pelo e-mail duvidasingressoufs@gmail.com. 

Entenda o caso

Na semana passada, o Ministério da Educação (MEC) informou que houve erros na atribuição de notas para cerca de 6 mil alunos que realizaram a prova do Enem. Segundo a pasta, a falha teria ocorrido na impressão das provas aplicadas em algumas cidades, sendo responsabilidade de uma gráfica. O MEC acrescentou que corrigiu o problema e não houve prejuízos para os estudantes.

No entanto, a Justiça Federal de São Paulo havia determinado a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu até que o governo federal demonstrasse a correção das provas do Enem que foram apontadas com problemas por estudantes de todo o país. Foi concedido um prazo de cinco dias para o cumprimento da decisão, sob multa diária de R$ 10 mil. A decisão foi motivada por um pedido da Defensoria Pública da União (DPU).

Na quarta-feira, 28, o ministro João Otávio Noronha, presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), acatou um recurso da AGU (Advocacia-Geral da União) e derrubou a decisão liminar que impedia a divulgação dos resultados do Sisu.

por João Paulo Schneider
Com informações da UFS e Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais