Últimos dias de inscrição para o Concurso Internacional de Cartas

O prazo para inscrições se encerra nesta sexta-feira, 26. (Foto: Correios)

Instituições de ensino e estudantes de todo o país que queiram participar do Concurso Internacional de Redação de Cartas devem se apressar. O prazo para inscrições se encerra nesta sexta-feira, 26.

Promovido anualmente pela União Postal Universal (UPU), sediada em Berna, na Suíça, o concurso é realizado no Brasil pelos Correios e acontece em três fases: escolar, estadual e nacional. A quarta etapa – fase internacional – é realizada pela UPU. Para este quinquagésimo concurso, o tema da redação é: “Escreva uma carta a um familiar, contando sobre sua experiência da Covid-19”.

Para participar, escolas públicas e privadas devem selecionar, entre as redações de seus alunos, até duas cartas para representá-las na fase estadual. A melhor redação de cada Estado concorre ao prêmio nacional, quando é escolhida apenas uma carta, que irá representar o Brasil na fase internacional.

A escola e os alunos vencedores podem ganhar prêmios de até R$ 10,5 mil e R$ 10 mil, respectivamente.

Oportunidade única

O objetivo do certame é melhorar a alfabetização de jovens por meio da redação de cartas, incentivando a expressão da criatividade e o aprimoramento dos conhecimentos linguísticos de crianças e adolescentes.

A coordenadora Nacional do Concurso de Cartas, Virgínia Moreira, explica que esse é um momento único para os jovens. “É uma ótima oportunidade para os estudantes desenvolverem e aprimorarem o interesse pela leitura e escrita, sendo essas habilidades cada vez mais importantes na atualidade, inclusive visando o mercado de trabalho. Além disso, a premiação em dinheiro pode ser um bom investimento para que aluno possa buscar ainda mais conhecimentos que farão diferença na educação e na formação para o futuro”, disse a coordenadora.

Já o vencedor estadual de Brasília, do Concurso de 2019, Luigi Del Hero, fala sobre a sua experiência em fazer parte de um projeto tão importante como esse: “Confesso que o Concurso de Cartas foi uma incrível conquista para mim. Algo que fiz de forma despretensiosa, transformou-se em uma conquista que me trouxe muita felicidade e reconhecimento por parte de amigos e professores.”

Todas as informações sobre o concurso, como formulário de redação, ficha de inscrição e endereço para o envio dos documentos estão disponíveis no endereço: https://www.correios.com.br/concursocartas.

Concursos anteriores

Na disputa internacional, o Brasil já ganhou 3 medalhas de ouro (1972/1988/2006), 2 medalhas de prata (1978/1980), 2 medalhas de bronze (1992/2015) e recebeu menções honrosas em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2018. Na classificação internacional, o Brasil só é superado pela China (5 medalhas de ouro).

Fonte: Ascom Correios/SE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais