União da sociedade garantiu novo campus da UFS

“Nós, que fazemos a Universidade Federal de Sergipe, estamos satisfeitos com a informação que a luta desenvolvida por esta instituição de ensino superior juntamente com as bancadas federal e estadual, governador João Alves Filho, prefeito Marcelo Déda, prefeitos do interior do Estado, sindicatos, ONGs, entidades associativas e ao povo sergipano, de uma forma geral, que se mobilizou para obter essa conquista, o campus de Itabaiana. O nosso desejo é que essa mobilização continue para que possamos trazer outros campi e gerar meios para que o ensino de graduação beneficie cada vez mais  a nossa população”. O comentário foi feito ontem pelo reitor da UFS, professor Josué Modesto dos Passos Subrinho.

Ele destacou ainda que “as bancada federal e estadual agiram com compromisso com o Estado, se mobilizaram, se fizeram presentes pedindo audiência, manifestando posição em plenário e através da imprensa, participando do encontro com o ministro Tarso Genro, da Educação, e hoje podemos afirmar, sem medo de errar, que a vitória é de todos. A Universidade Federal de Sergipe e toda a sociedade sergipana estão gratas e manifestam essa gratidão de público. Consideramos a liberação do Campus de Itabaiana como fruto dessa luta e desejamos que continuemos empenhados para obter novas conquistas”.

A notícia da liberação do primeiro campus avançado da UFS foi divulgada ontem pelo deputado federal Jackson Barreto (PTB), que tomou conhecimento da informação durante audiência, no final da tarde de anteontem, com o secretário nacional do ensino superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan. O parlamentar ouviu dele que o MEC aprovou o plano de expansão da Universidade Federal de Sergipe e que essa expansão terá início com a construção de um novo campus na cidade de Itabaiana. Logo após a audiência o deputado comunicou a notícia ao reitor da Universidade, professor Josué Modesto, e a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça. Com a expansão da UFS para a cidade de Itabaiana, abre-se uma importante vertente para que ela se dê também nos outros níveis e aspectos propostos pela Universidade. Isso significa que é um caminho para que as outras cidades que formam  os pólos regionais definidos pela UFS tenham também seu campus.

VITÓRIA DE TODOS – O também deputado federal José Carlos Machado (PFL) e o reitor da UFS mantiveram contato, na semana passada, com o secretário Executivo do MEC, Fernando Hadad. “É do conhecimento da sociedade sergipana o processo de mobilização que toda a bancada fez para conquistar esse primeiro campus. Estive o tempo todo nessa luta e, agora, na fase, final liguei para o Hadad e comuniquei que se fosse destinado um campus para Itabaiana eu atuaria obstruindo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)”, explicou Machado, que é membro da Comissão do Orçamento.

“Nunca desisto dos meus sonhos, principalmente quando envolve a minha cidade e a minha região”. Foi com esta frase que a prefeita de Itabaiana, Maria Mendonça reagiu ao fato de que o Ministério da Educação não inseriu Sergipe na lista dos estados que receberão neste primeiro momento os recursos para a o programa de expansão das universidades no interior. A prefeita lembrou que apostou no processo de mobilização do povo de sua região e, “graças a Deus tudo deu certo” Ela destacou o fato de que mais de 24 mil moradores do Agreste subscreveram o abaixo assinado reivindicando um campus.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais