Veja 4 dicas para melhorar a oratória e vencer a timidez na internet

Segundo o master coach Anderson Góis, que é especialista em oratória, perder a timidez não é um processo imediatista, isto é, com resultado a curtíssimo prazo (Foto: pixabay)

Se falar em público para muitas pessoas já é um desafio, a tarefa parece ser também um pouco árdua para quem deseja comercializar produtos na internet através das redes sociais. Segundo o master coach Anderson Gois, que é especialista em oratória, perder a timidez não é um processo imediatista, isto é, com resultado a curtíssimo prazo.

“O segredo é praticar”, afirma Anderson (Foto: arquivo pessoal)

Anderson explica que é preciso ter comprometimento e investir diariamente em uma preparação para falar bem não só em público, como também para promover o próprio negócio através das mídias digitais. “Não existe fórmula mágica para vencer a timidez. O segredo é praticar”, afirma. Dessa maneira, Anderson ensina o seguinte passo a passo para driblar o ‘friozinho na barriga’ na hora de falar em público.

1) Grave vídeos diários ao longo do dia

Segundo Anderson, o pontapé inicial é começar ao poucos gravando 10 vídeos curtos de até 2 minutos de duração ao longo do dia durante sete dias. “Ao final da semana, a pessoa terá 70 vídeos disponíveis. Depois, é só fazer a comparação entre o primeiro e o último vídeo. A diferença será gigante”, salienta.

2) Gravar vídeos com o telefone na vertical

Após a primeira etapa, Anderson orienta a gravação de outros vídeos, só que com um diferencial: com o telefone em pé, com a gravação próxima da pessoa. “Nesta etapa, a pessoa pode ler algo em especial. Mas tem que fazer a leitura obedecendo as pontuações, principalmente os momentos de pausa. Após os exercícios, a pessoa já vai está habituada a falar pausadamente. A pausa é o tempero da fala”, afirma.

3) Falar em olhando fixamente para o olho da câmera

Outro exercício citado por diz consiste em falar olhando diretamente para a câmera do celular. “A pessoa tem falar demostrando emoção, afeição. Uma dica que eu dou é falar como se estivesse se comunicando com uma criança, com aquele brilho no olhar”, orienta.

4) Usar sempre o singular

Para aqueles que além de perder a timidez querem investir em vídeos na internet para alavancar o próprio negócio Anderson diz que é preciso seguir uma regra de ouro: usar sempre o singular, evitar generalizações, como “oi, pessoal”, “tudo bem com vocês”, e demais frases afins. “É preciso que haja uma maior aproximação com o ouvinte. Geralmente a pessoa está assistindo ao vídeo com o celular na mão, então é preciso que haja essa interação. Por exemplo: “tenho algo a dizer que vai mudar a sua vida”, “você que está me vendo agora tenho algo importante a lhe dizer”, pontua.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais