Vestibular: dicas para o dia da prova

Começa neste domingo o disputado vestibular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). São cerca de 33 mil candidatos disputando 4.070 vagas em 82 cursos nas áreas de Humanas, Exatas e Biológicas e realizando provas em 41 localidades, entre escolas públicas, particulares e o campus da UFS em São Cristóvão.

 

A preparação para a as provas, além das aulas diárias de Física, Biologia, Literatura, entre outras matérias, na última semana foi intensificada com grandes esquemas de revisão que incluem aulas multidisciplinares e de relaxamento organizadas em teatros e hotéis.

 

Todo esse esquema tem uma meta: deixar o aluno pronto para fazer as provas da melhor forma possível e garantir o ingresso na universidade, e em alguns casos, uma boa colocação. Porém, toda essa preparação intelectual pode ser seriamente afetada se o estudante não se preocupar com horários, o que levar ou um bom café da manhã antes de começar as provas.

 

Para ajudar os vestibulandos nesse importante exame, o Portal Infonet selecionou algumas dicas importantes para os dias de prova. Confira:

 

Antes da prova

 

Certifique-se de sair de casa com tempo suficiente para chegar ao local da prova em tempo. Os portões abrem às 7h15 e fecham às 8h, não sendo permitido o ingresso de qualquer candidato após esse horário. Saia de casa com roupas leves, de preferência camisetas e bermudas ou saias, afinal já é verão e a maioria dos locais das provas não possui ar-condicionado.

 

Alimentação

 

Segundo a nutricionista Ana Márcia Sanford, o vestibulando deve fazer um bom café da manhã antes de seguir para os locais das provas. “Não ir em jejum de forma alguma”, conta Ana Márcia. Ela sugere uma refeição leve e de fácil digestão, com frutas, sucos, fibras, queijos leves e pão, que contém carboidratos e ajudam a manter a sensação de saciedade.

 

Durante a prova, o ideal é apenas ingerir água. Mas se a fome apertar, barras de cereal são válidas por serem energéticos e fáceis de carregar.

 

O que levar

 

Além de documentação pessoal com foto (carteira de identidade) e do cartão de confirmação da inscrição, leve duas canetas esferográficas pretas, um lápis preto nº 2, borracha macia, garrafa d’água e uma barra de cereal. Esqueça apostilas e livros em casa.

 

Durante a prova

 

Desligue o celular, já que qualquer tipo de comunicação é proibida durante a realização das provas. Deixe em cima da mesa somente as canetas, o lápis e a borracha. Com a prova em mãos, leia com atenção cada questão, sem interrupção, e faça imediatamente aquelas que sabe.

 

As questões mais difíceis ou com dúvidas deverão ser deixadas para o fim. Tentar fazer conexões auxiliares, lembrando, por exemplo, o contexto em que aprendeu a matéria, pode ajudar bastante. Caso não saiba a resposta de forma alguma, é melhor deixar em branco, pois no vestibular da UFS os erros anulam os acertos.

 

Para reduzir a tensão na hora do exame, faça exercícios de alongamento. Sentado, largue a caneta e levante os ombros, encolhendo a cabeça ao máximo para em seguida relaxar a região da omoplata. Esticar os braços para a frente e para cima, bem como esticar as pernas para frente também ajuda. “Qualquer movimento de soltura é um movimento que alivia a tensão do corpo”, conta a professora de educação física Kátia Conceição.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais