Abertura dos Jogos de Primavera reúne atletas do estado

Estudantes marcam presença nas arquibancadas do Ginásio Constâncio Vieira  (Fotos: Portal Infonet)

A 29ª edição dos Jogos de Primavera foi aberta na tarde desta sexta-feira, 21, no Ginásio Constâncio Vieira. Com o tema ‘Primavera, despertar para os jogos’, os jogos deste ano contarão com a participação de atletas de 174 colégios da capital e do interior divididos em 19 modalidades esportivas. Os Jogos de Primavera funcionam como seletivas para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares. Ao todo, 3081 atletas participarão das competições.

Para a cerimônia de abertura estiveram presentes a banda marcial do Colégio Estadual Barão de Mauá, e grupos de coreografia da capital e do interior. Além das apresentações artísticas, a abertura contou com o revezamento da tocha olímpica, conduzida por medalhistas do estado.

Segundo Marilene Mendes, uma das organizadoras do evento e representante do Departamento de Educação Física da Secretaria de Educação do Estado (Seed), o planejamento para o evento começa um ano antes. “Começamos com antecedência, por isso os jogos tem tanta qualidade. A adesão dos colégios tem crescido, o que faz com que saiam daqui diversos medalhistas. E quanto mais gente participa, maior a possibilidade de alcançar títulos nacionalmente”, diz Marilene. Ainda segundo a organizadora, a 29ª edição traz a prática da Luta Olímpica como nova categoria.

Marilene Mendes, uma das organizadoras dos Jogos de Primavera

Para a atleta olímpica Adriana Araújo, medalha de bronze nas olimpíadas de Londres na modalidade Box, o evento é uma oportunidade de selecionar talentos para o esporte. “Esse tipo de evento não deve acontecer apenas uma vez no ano, pois neles muitos atletas são lançados para o esporte brasileiro. Na minha carreira os jogos escolares foram importantes, através dele competi e consegui muitas vitórias”, diz Adriana.

De acordo com o secretário de educação Belivaldo Chagas, os Jogos de Primavera promovem o intercâmbio cultural entre estudantes de todo o estado. “Os jogos já são tradição no estado, um momento muito esperado para os estudantes. Atletas de diversos municípios do interior vem à capital, e com isso podem trocar idéias e se conhecerem. Além disso, o esporte é uma forma de retirar os jovens das drogas e da violência”, afirma o secretário.

"Na minha carreira os jogos escolares foram importantes", diz a campeã olímpica Adriana Araújo

Participante pela primeira vez, Amora Menezes, 13, não esconde a ansiedade diante da competição. “Espero fazer uma bela apresentação e alegrar o público. Treino desde os seis anos, e quero ganhar experiência para um dia ser profissional e chegar à seleção”, diz Amora, atleta da modalidade Ginástica Ritmica.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais