Alunos garantem participação recorde em olimpíadas

Seletivas aconteceram entre os dias 4 e 11 de agosto (Foto: Divulgação Seed)

Alunos atletas de escolas da rede estadual de ensino garantem classificação recorde para a etapa nacional das Olimpíadas Escolares, categoria A, e Paralimpíadas. Das 15 modalidades esportivas disputadas, os estudantes das escolas estaduais representarão Sergipe em nove esportes. Dentre os coletivos, destacam-se o handebol e o futsal, e nos individuais, a grande esperança de medalha está no badminton e ciclismo.

As seletivas para as Olimpíadas Escolares foram promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e ocorreram entre os dias 4 e 11 de agosto, envolvendo 1.971 alunos de escolas das redes públicas e particular.

Segundo a professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da SEED, esse bom desempenho dos alunos da rede estadual é fruto de um trabalho que vem sendo realizado ao longo desses sete anos pelo Governo de Sergipe nas escolas estaduais, com campeonatos e competições esportivas.  "Acreditamos que o esporte, aliado à educação, é garantia de permanência do aluno na escola, elevando sua autoestima e contribuindo para o melhor aprendizado", disse a diretora.

Ela revelou que as competições seletivas, além de garantirem vaga para as Olimpíadas Escolares, serviram para perceber a evolução dos atletas da rede estadual de ensino em diversas modalidades. "Essas competições oportunizaram ao aluno uma preparação melhor para os XXIX Jogos da Primavera, que ocorrerão no mês de setembro. Tivemos um resultado excelente para a rede pública com os atletas em nove modalidades esportivas com chances de trazer medalhas para Sergipe, a exemplo do badminton, que manteve a hegemonia do Colégio Estadual Governador Valadares", afirmou a professora.

Olimpíadas Escolares

As Olimpíadas Escolares, categoria A, acontecerão na cidade de Poços de Caldas (MG), de 6 a 15 de setembro, e reunirão mais de 5 mil alunos atletas de todo o país na disputa por medalha nas modalidades atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez.

Paralimpíadas

As escolas estaduais terão uma representação significativa nas Paralimpíadas que ocorrerão na cidade de São Paulo, no período de 15 a 25 de outubro. Segundo o professor Ezequias dos Anjos, coordenador de esportes paralímpicos da SEED, 95% dos para-atletas que disputarão o campeonato são de escolas públicas. "Nossos alunos competirão nas modalidades para-atletismo e paranatação. Apesar de competirmos apenas em duas modalidades esportivas na edição passada dos jogos, conquistamos 31 medalhas e ficamos em 10º lugar na classificação geral. Este ano os alunos estão muito empenhados em melhorar suas marcas, e quem sabe ficarmos entre os cinco melhores do Brasil", disse Ezequias.
A tabela completa com todos os resultados e escolas classificadas está disponível no sítio.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais