Aracaju sedia competição de futebol americano

Campeonato reúne quatro equipes nordestinas (Foos: Monique Garcez/Portal Infonet)

Neste final de semana está acontecendo a 2ª Taça Aracaju de Futebol Americano. O evento, organizado pelo time Sergipe Bravos, está sendo realizado no estádio João Hora de Oliveira, e conta com a participação de quatro equipes, sendo uma delas do Estado e as demais do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Alagoas.

O evento é caracterizado como a primeira competição local na categoria full pad, ou seja, que se utiliza de todos os equipamentos profissionais, e recebe o apoio do Club Sportivo Sergipe e das Secretarias Municipal e Estadual de Esporte e Lazer. As equipes participantes são Sergipe Bravos (SE), America Bulll Potiguares (RN), Recife Mariners (PE) e Marechais (AL). Todas elas participarão do Campeonato Brasileiro no mês de julho, e usarão o torneio em Aracaju para se preparar para a competição nacional.

De acordo com o atleta da equipe sergipana Jeancarlos Mota, a competição é um marco inicial para as competições de futebol americano em Sergipe. “Essa é uma forma de mostrar que o esporte existe e que está crescendo. Além disso, através do evento queremos chamar a atenção da população para que conheça cada vez mais o futebol americano”, declarou o jogador.

Jogos acontecerão durante final de semana

Sergipe Bravos

A equipe estadual surgiu em meados de 2006 quando um grupo de amigos se juntou e começou a praticar o esporte de forma amadora. Depois de um determinado período de tempo, com o aumento do interesse dos jogadores, a equipe se fortaleceu e criou o time, que desde o ano passado está engajada em promover a Taça Aracaju de Futebol Americano em Sergipe.

Funcionamento

A equipe do Portal Infonet conversou com Marcelle Eloy, membro da organização do campeonato, para que explicasse aos nossos leitores um pouco do funcionamento do esporte. De acordo com ela, um time de futebol americano possui de 45 a 55 atletas, que se dividem em três equipes: ataque, defesa e especial. Porém, ela destacou que cada uma dessas equipes tem 11 jogadores, e que as três nunca jogam ao mesmo tempo.

Equipes de defesa e ataque competem

“A intenção do futebol americano é avançar jardas, ou seja, conquistar terrenos para conseguir pontuação. O jogo se subdivide em quatro tempos de 15 minutos cada, e no momento em que a equipe de ataque de um time está jogando, o adversário deve estar com a equipe de defesa. Já os grupos especiais sempre se enfrentam, e nunca confrontam a defesa ou o ataque”, explicou Marcelle.

Com relação à pontuação, ela explicou que há o first down e o touch down. A primeira é alcançada quando a equipe conquista uma descida, ou seja, consegue percorrer dez jardas. Já o touch down equivale à pontuação máxima de seis pontos, e é adquirido quando o time consegue ultrapassar a linha final do campo adversário.

“O time de ataque tem quatro possibilidades de alcançar no mínimo dez jardas. Se ele conseguir, marca um first down, e tem direito a mais quatro tentativas. Porém, se falhar, o adversário entra com sua equipe de ataque e ganha a posse de bola”, detalhou.

Os jogos ainda acontecem durante a tarde deste sábado e durante a manhã e tarde do próximo domingo, 20, quando acontecerá a grande final do campeonato.

Por Monique Garcez e Janaina de Oliveira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais