Aracaju sedia Mundial Universitário de Xadrez

O evento acontece hoje na Orla de Atalaia (Foto: Pixabay)

Pela primeira vez Aracaju será palco do Mundial Universitário de Xadrez, o WUC Chess 2018. A cerimônia de abertura acontece nesta quarta-feira,12, às 19 horas no Real Praia Hotel, onde serão realizadas as disputas até o dia 18 de setembro. A competição é uma realização da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU, responsável pelo Comitê Organizador.

Com o intuito de promover o xadrez como modalidade esportiva na capital, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte de Aracaju (Sejesp) auxiliou na logística do campeonato. Levando como princípio promover o esporte em suas diversas formas, o secretário Jorge Araujo Filho estará presente junto ao presidente da CBDU, Luciano Cabral, durante a cerimônia de abertura.

Secretário Jorge Araújo Filho (Foto: ascom Sejesp)

“Xadrez é uma modalidade que exige muita concentração e estratégia, é um jogo que exercita a mente. Infelizmente, ainda temos poucos campeonatos no Brasil, e sediar esse mundial é uma importante ferramenta para atrair mais adeptos e chamar atenção para esse esporte que desenvolve habilidades como memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões”, declarou o secretário.

O campeonato reúne equipes de 13 países, Suíça, França, Eslováquia, República Tcheca, China, EUA, Índia, Peru, Sri Lanka, Polônia, Sérvia, Argentina e o Brasil, que está bem representado no mundial. Ao todo 48 enxadristas se enfrentarão no modelo suíço, segundo as regras da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). O modelo suíço é hoje o sistema de disputa mais utilizado nos torneios oficiais de xadrez e outros jogos, onde jogadores ou equipes precisam ser colocados em pares, para enfrentarem-se entre si. Esse sistema tem a vantagem de permitir um grande número de participantes com um número pequeno e determinado de rodadas sem a necessidade de eliminar participantes.

Fonte: Sejesp

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais