Atletas disputam sergipano de Taekwondo

Campeonato começou com o Poomse (Fotos: Portal Infonet)

Com o intuito de definir o campeão estadual da modalidade, começou neste sábado, 29, o Campeonato Sergipano de Taekwondo, que ocorre paralelamente aos Jogos da Primavera, no ginásio Constâncio Vieira. Reunindo cerca de 70 pessoas, a competição traz desde atletas da categoria infantil, até a adulto.

Começando pelo Poomse, técnica de luta em que o atleta compete contra um adversário imaginário, o campeonato irá se estender até a tarde, momento em que ocorrerão as lutas finais.

Favorito na competição por ser 13 vezes campeão sergipano, e por conquistar ainda 5 títulos brasileiros, 13 internacionais, 1 sulamericano e 12 norte-nordeste, o atleta Jeadson Viana pretende novamente garantir o título estadual.

“Comecei na arte marcial há 21 anos, porque sofria bullying. Porém, quando entrei na modalidade perdi essa vontade de me defender dos demais, e então fui ganhando destaque no taekwondo, e atualmente ocupo a primeira colocação no ranking nacional geral”, declarou Jeadson.

Jeadson pretende garantir novo título

O atleta Tito Demetrius, também no esporte há mais de 15 anos, contou que se encantou pela modalidade ainda quando criança. “Conheço meu adversário, acredito que minha luta vai ser difícil, mas espero ter um bom desempenho”, declarou Tito a respeito do campeonato.

Taekwondo

O taekwondo, enquanto arte marcial, é um esporte que utiliza 70% das pernas e 30% dos braços. Em competições, a utilização dos braços diminui mais ainda, pois os chutes são os movimentos que garantem mais pontuação aos competidores.

Segundo um dos membros da organização do campeonato, Nairson Saquarema, os chutes no taekwondo são válidos da cintura até a cabeça. Já o soco pode ser dado da cintura até a região do ombro.

Tito acredita que sua luta será difícil

Com relação à pontuação, ela se dá da seguinte forma: chute sem dificuldade giratória vale 1 ponto, chute na cabeça garante 3 pontos ao competidor, e um chute giratório garante 1 ponto a mais no placar.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais