Bicicletada comemora cinco anos em Aracaju

0

(Foto: Assessoria de Imprensa)

No próximo dia 28, a Bicicletada Aracaju – Massa Crítica (Critical Mass) comemora cinco anos na capital sergipana. Já são dez anos no Brasil e vinte anos desde que ela aconteceu pela primeira vez em São Francisco (Estados Unidos). 

A Bicicletada é um movimento mundial, horizontal, sem líderes. A ideia é reivindicar o direito de pedalar com tranquilidade, recebendo o respeito dos demais motoristas e sendo tratado como um veículo, exatamente como o Código Nacional de Trânsito vê a bicicleta. A turma se reúne toda última sexta-feira do mês para um passeio leve pela cidade, visando marcar presença no trânsito e reforçar que a bicicleta é um veículo.

É um evento onde pessoas em veículos não motorizados, como bicicleta, patins, skate, entre outros, ocupam ao mesmo tempo seu espaço nas ruas. Os principais objetivos são divulgar a bicicleta como um meio de transporte, criar condições favoráveis para o uso deste veículo e tornar mais ecológicos e sustentáveis os sistemas de transporte de pessoas, principalmente no meio urbano.

Todos os meses, sempre na última sexta-feira de cada mês, pessoas se reúnem em 350 cidades no mundo, incluindo as capitais brasileiras, para cobrar trânsito mais cidadão e cidades mais humanas.

Toda e qualquer pessoa pode participar da Bicicletada. O ritmo é leve, nível iniciante e o roteiro é definido na hora, entre os participantes. A concentração acontece no Calçadão da 13 de Julho, às 19h30, com saída às 20h15.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais