Campeonato Brasileiro de Futebol Americano

0

(Fotos: Assessoria de Imprensa)

Nos anos 90 o futebol americano começou a ganhar popularidade no Brasil, atualmente com mais de 34 times, realiza a primeira edição do Campeonato Brasileiro de futebol americano organizado pela AFAB (Associação de futebol Americano do Brasil).

O representante estadual é o time do Sergipe Bravos que vai jogar sua terceira partida contra o representante do estado da Bahia, na disputa pela classificação da divisão sul. O Salvador All Saints jogou contra o Sergipe Bravos na primeira etapa do campeonato vencendo com uma placar de 18 x 07, no jogo realizado na cidade de Camaçari/Ba.

Fundado em 2005 com o futebol americano de praia, hoje possui mais de 100 afiliados, jogando na modalidade Full Pad. O crescimento do esporte no Brasil foi o que fomentou essa evolução no estilo do esporte exigindo a utilização de equipamentos de proteção profissionais e que o jogo migrasse da areia de praia para os gramados.

O jogo vai ser realizado no dia 08 de setembro ás 15h no Batistão

O jogo vai ser realizado no dia 08 de setembro ás 15h no Batistão, que pela primeira vez vai sediar de um jogo de futebol americano. A entrada será 1 kg de alimento não perecível que será doado durante a campanha anual “Dando um Tackle na Fome”, que faz doações de alimentos para instituições de caridade há dois anos.

Para conseguir a classificação o Bravos tem que ganhar este jogo e o próximo que será contra o Maceió Marechais no estado de Alagoas, obtendo um saldo de pontos maior do que os outros dois time da divisão.

Para enteder melhor o jogo

O objetivo do jogo é avançar com a bola até ao fim do campo (end zone) adversário e somar pontos.
Cada equipe possui um time de ataque e outro de defesa que revezam dentro de campo.
No campeonato brasileiro cada time pode inscrever ate 53 jogadores, que serão distribuídos, nas jogadas de ataque (marcar pontos), defesa (impedir ponto adversário), Time de Especialistas (jogadas de chute).
Cada time (ataque, defesa ou especialistas) que entra em campo tem 11 jogadores.
Caso não consiga em 4 tentativas avançar 9,14 metros (10 jardas), a posse de bola passa para o outro time.
A partida é dividida em 4 tempos, de 12 minutos cada. (o cronometro parada a cada tentativa de avanço (jogadas) então 12 minutos com paradas constantes do cronometro duram quase 40 minutos).
Podem ter na partida de 4 a 7 árbitros, depende da mecânica de arbitragem utilizada.
Vence o time que tiver maior pontuação quando o arbitro acabar o quarto tempo.

Existem 5 tipos de pontuações diferentes:

Touchdown (6 pontos) – avançar com a bola até ao fim do campo.
Extra point (1 ponto) – a bola passa sobre a barra horizontal e entre os postes da trave depois de um touchdown.
Conversão de dois pointos (2 pontos) – avançar com a bola até ao fim do campo depois de ter marcado o touchdown.
Safety (2 pontos) – quando um jogador é derrubado ou sai pelo fundo da sua própria endzone.
Field Goal (3 pontos) – quando bola passa sobre a barra horizontal e entre os postes da trave.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais