Ciclistas percorrem 9 km pelas ruas de Aracaju

Uma vista privilegiada em um dos pontos mais altos de Aracaju (Fotos: Portal Infonet)

Em dos pontos mais altos da capital sergipana, milhares de ciclistas se reuniram para a largada do 5º Passeio Ciclístico Cidade de Aracaju. Da Colina do Santo Antonio é possível ter uma vista privilegiada da cidade que completa 157 anos.

Para percorrer os nove quilômetros até o ponto final do passeio no Parque da Sementeira é preciso muita disposição. A previsão é que as atividades sejam encerradas na Sementeira ao meio dia. O trajeto segue pelas avenidas João Ribeiro, Simeão Sobral, Otoniel Dória, Rio Branco, praça Fausto Cardoso, praça Olímpio Campos, rua Santa Luzia, praça Tobias Barreto, avenidas Augusto Maynard, Francisco Porto, Pedro Valadares e Silvio Teixeira.

Para a auxiliar de enfermagem, Aldeni leite, acordar cedo no domingo, reunir a família para andar de bicicleta pelas ruas da capital é muito mais do que uma atividade física.

Aos nove anos Nathalia reuniu a família para o passeio

“Todos os anos desde que esse passeio foi criado eu participo, para mim é um momento muito especial porque comemoramos o aniversário de Aracaju. Este ano fiquei pensando que poderia fazer algo diferente e tive a ideia do bolo, afinal todo aniversário tem que ter um bolo. O problema é que todos querem um pedaço”, brinca.

Aos nove anos, a estudante Nathalia Resende conta que gosta de atividades físicas e além de gostar de andar de bicicleta pratica corrida. “Na semana não tenho muita oportunidade de andar de bicicleta, mas no final de semana sempre ando e gosto muito”, fala.

O funcionário público, Fábio André Santos da Silva, afirma que é necessário mudar a consciência no trânsito. “As cidades foram projetadas para os veículos, mas hoje observamos que a bicicleta é um meio de transporte cada vez mais usado nas cidade tornando necessária a mudança de consciência no transito para que exista mais respeito entre motorista e ciclista”, enfatiza.

O funcionário público Fábio ( de preto) reuniu amigos para o passeio

O superintendente da Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT), Antonio Samarone, Antônio Samarone, é preciso melhorar a relação entre o motorista e o ciclista.

“A ideia é educar e sensibilizar para a bicicleta como meio de transporte. São ações como essa que chama a atenção para o respeito entre o condutor de um veículo e o ciclista. Esse incentivo vem do sorteio de bicicletas aos participantes e de campanhas  educativas”, frisa.

Prevenção

De bicicleta e com todos os equipamentos de segurança, incluindo o capacete o coordenador do Programa Estadual de DST/Aids, o médico Almir Santana, aproveitou a oportunidade para mostrar que o uso do preservativo é uma forma de cuidar da saúde.

O médico Almir Santana aproveita a oportunidade para distribuir preservativos

Almir Santana distribuiu camisinhas entre os participantes do passeio e enfatiza que em Sergipe a Aids continua crescendo.

“Hoje temos 2906 casos de Aids em Sergipe é um número que vem crescendo principalmente entre as mulheres casadas, infelizmente existem pessoas que acham que usar o preservativo é uma questão de escolha e não é. Usar o preservativo é essencial para a saúde porque a Aids continua matando”, alerta.

Milhares de ciclistas percorrem 9Km com muita disposição

Por Kátia Susanna

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais