Conceição Vieira destaca combate ao racismo no futebol

0

Conceição Vieira (Foto: Agência Alese/Arquivo Portal Infonet)

A deputada estadual Conceição Vieira (PT) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (23) para destacar a importância de se combater o racismo no futebol brasileiro. A petista destacou que foi palestrante, na cidade do Rio de Janeiro (RJ), do ‘Fórum Racismo no Futebol’, na segunda (21) e na terça (22), sobre “A valorização da pluralidade étnica”.

Participaram do evento o prefeito do Rio, Eduardo Paes; o deputado federal e ex-ministro da Igualdade Racial, Edson Santos; o diretor e ator Antônio Pitanga e personalidades do futebol como Felipe, Dedé, William Barbio e Carlos Alberto, atuais atletas do Clube de Regatas Vasco da Gama.

O Fórum apresentou palestras com os temas Valorização da pluralidade étnica; Danos psicológicos e emocionais causados pelo racismo; e Direito, Futebol e Jurisdição: As representações sociais da discriminação racial. “Esse movimento está percorrendo os Estados, preparando a nossa juventude para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Temos que combater o racismo no nosso futebol e dentro desse tema existem algumas variantes, as quais eu coloquei na palestra que fiz no evento”, comentou a deputada.

Em seguida, Conceição Vieira, que pela segunda vez faz palestra sobre esse tema, disse que “esses casos dentro do esporte estão acontecendo cada vez mais. E o esporte não combina com nada disso. Temos formado tantos talentos, somos formadores de craques. São atletas que têm uma capacidade rápida sobre o que fazer dentro do campo, com a flexibilidade do corpo. Isso tem incomodado muita gente. Esse vento já aconteceu em Aracaju, no Rio de Janeiro e agora irá para Fortaleza (CE). Precisamos de uma reflexão para os dirigentes dos clubes e para os presidentes dos sindicatos dos atletas, até para darmos continuidade à construção de uma sociedade de paz e fraternidade”.

Fonte: Agência Alese

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais