Educadores da Academia da Cidade têm novo fardamento

(Foto: Ascom SMS)

Os educadores físicos e estagiários dos 19 polos do Programa Academia da Cidade da Prefeitura Municipal de Aracaju estão de uniformes oficiais novos. A equipe de cada polo tem um profissional e dois estagiários de Educação Física.

A entrega solene dos kits do novo fardamento foi feita pela secretária municipal de Saúde, Stella Maris Moreira, e aconteceu no Centro de Educação Permanente da Saúde (Ceps) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Além dos professores e estagiários, os usuários do programa também terão camisetas com o emblema do programa.

Stella Maris Moreira entregou o primeiro kit do fardamento a educadora física, Daniela Monteiro, que está no programa desde a implementação do primeiro polo. "O Programa Academia da Cidade tem tido um papel fundamental na qualidade de vida dos cidadãos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. E não podemos esquecer que esse programa ajudou a nossa cidade a conquistar o título de Cidade Qualidade de Vida. E mesmo com as dificuldades no encerramento da gestão, conseguimos captar recursos da Vigilância e Promoção à Saúde do Ministério da Saúde para adquirir novo fardamento para os profissionais e camisetas para os usuários. A medida teve a intenção tanto a de prestigiar trabalhadores e usuários quanto a de dar maior visibilidade ao Academia em cada bairro onde está implementado", disse a secretária.

Stella Maris voltou a convidar as famílias a frequentarem gratuitamente, sob cuidados de profissionais, um dos 19 polos do Academia da Cidade espalhados na cidade. "Os cidadãos frequentadores do Academia da Cidade afirmam ter maior disposição para enfrentar o dia a dia. Já os profissionais de Saúde das unidades básicas testemunham os impactos positivos na saúde, em especial, entre os grupos de pessoas com hipertensão e diabetes frequentadores do Academia da Cidade", relatou. Ela estava acompanhada do diretor da Rede de Atenção Primária, Geison Valença e da coordenadora de Promoção em Saúde, Yara Vasconcelos.

Emocionada, a coordenadora de Promoção da Saúde, Yara Cortes Vasconcelos, ao destacar os impactos do programa nas comunidades, disse que com o final da gestão vai torcer para que o Academia da Cidade se perpetue e os atuais profissionais continuem no programa. "Vocês (trabalhadores e estagiários) vêm demonstrando responsabilidade, assiduidade e compromisso. As atividades do Academia começam às 4h30 da madrugada, todos os dias. Por todas as características dessa atividade, a gestão se orgulha do trabalho desempenhado por vocês", atestou.

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Magno Carvalho disse que o novo fardamento estava sendo aguardado pelos profissionais e usuários. "As equipes dos 19 polos têm o papel de conquistar os usuários para a permanência da prática da atividade física. E agora, o novo fardamento e as camisetas oficiais do Academia da Cidade vão ajudar na divulgação do Academia e motivar a participação de novos cidadãos".

Depoimentos dos educadores

O educador físico, Sérgio Ricardo, que já atuava nas academias privadas fala da oportunidade em trabalhar para pessoas simples nas comunidades. Ele entrou no programa com o processo seletivo de 2011. "Trabalhar com grupos de uma comunidade é uma nova e gratificante experiência. Aqui o nosso papel é contribuir com a qualidade de vida das pessoas. A atividade física é orientada para garantir a longevidade, melhorar o condicionamento físico e prevenir doenças", afirma.

Há apenas quatro meses no Academia da Cidade, a educadora física Julicy Santana afirma que se orgulha em trabalhar no programa. "Eu sonhava com essa oportunidade, mas era muito difícil entrar no Academia. Entrei com a seleção púbica realizada pela PMA. E agora mais do que nunca não tenho dúvida da importante desse programa na vida das pessoas", defende.

Fonte: Ascom SMS

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais