Esportistas não-olímpicos também terão o Bolsa-Atleta

(Foto: Portal Brasil)

Foi publicada, nesta quarta-feira (19), no Diário Oficial da União, a lista com o nome de 609 atletas que receberão o auxílio do programa Bolsa-Atleta em modalidades não-olímpicas. Ao todo, serão contempladas 38 modalidades (cinco pan-americanas e 33 que não fazem parte do programa olímpico e pan-americano). O investimento do Ministério do Esporte nesses atletas será de 11,6 milhões de reais.

Os números deste ano representam um aumento de 41% no total de beneficiados não-olímpicos: em 2011, foram 298 bolsas para modalidades pan-americanas e 132 para as não-olímpicas, totalizando 430 bolsas. Para este ano serão 258 nos esportes do programa pan-americano (beisebol, boliche, caratê, patinação artística e squash) e 351 nos não-olímpicos, entre elas beach soccer, bolão, futevôlei, futsal, jiu jítsu, skate, xadrez, softbol e kung fu.

Em março deste ano, o Programa Bolsa-Atleta já havia contemplado 4.243 atletas de 53 modalidades dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos, que agora somarão mais 87 habilitados pela categoria Atleta Internacional, 171 habilitados pela categoria Atleta Nacional, esses dentro das modalidades do programa pan-americano, mais 351 habilitados pela categoria Atleta Internacional. A edição 2012 também marcou um novo momento do programa, que passou a apoiar atletas consagrados no cenário esportivo, independentemente de já receberem patrocínio.

Patrocínio individual

Em vigência desde 2005, o Bolsa é o maior programa de patrocínio individual de atletas no mundo. O público-alvo são esportistas de alto rendimento que obtêm bons resultados em competições nacionais e internacionais. Desde 2010, o Ministério prioriza a concessão das bolsas para atletas de esportes dos programas olímpico e paraolímpico, às quais são destinados 85% dos recursos orçamentários do Bolsa-Atleta.

Modalidades que não fazem parte dos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos são atendidas subsidiariamente, na proporção máxima de 15% dos recursos destinados anualmente.

O programa visa garantir condições mínimas para que os atletas se dediquem, com exclusividade e tranquilidade, ao treinamento esportivo para desenvolver seu rendimento e participar de competições locais, sul-americanas, pan-americanas, mundiais, olímpicas e paraolímpicas. Confira no Diário Oficial da União a Lista dos Atletas Contemplados pelo programa Bolsa-Atleta nas modalidades não-olímpicas.

Fonte: Portal Brasil

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais