Inaugurada a primeira Escola de Esportes de Sergipe

Jackson Barreto, Aldo Rebelo e Marcelo Déda entraram na roda de capoeira (Fotos: Portal Infonet)

O clima foi de felicidade durante a inauguração da Escola de Esportes Professor Kardec, na manhã desta quinta-feira, 31, no bairro Santa Maria, pelo governador Marcelo Déda (PT), o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), o secretário de Esportes, Maurício Pimentel e a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliana Aquino.

A Escola de Esporte faz parte do Projeto Vida Alegre da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Seel) e está integrada à política de combate à pobreza e de inclusão social inserida nos programas Sergipe Mais Justo e do Brasil sem Miséria. A unidade ofertará ações nas áreas de saúde, assistência social e esporte.

“Eu estou muito emocionado, pois era um sonho que tive no início do Governo Marcelo Déda e estou vendo ser colocado em prática agora com a ajuda da secretária Eliane Aquino. Quero agradecer de coração ao governador, pois essa escola de esportes não vai trabalhar apenas as crianças, mas as famílias”, destaca Maurício Pimentel informando que o estabelecimento vai ofertar 400 vagas em 11 modalidades esportivas: futebol, voleibol, handebol, basquetebol, futsal, karatê, boxe, judô, jiu-jitsu,  kicboxing  e taekwondo.

Na visita às instalações, Déda não resistiu, boxeando

De acordo com a secretária de inclusão social, “o projeto vai beneficiar cerca de 500 famílias. “Para a nossa alegria, em apenas dois dias nós conseguimos matricular 400 crianças e adolescentes, tendo ficado 128 na lista de espera. A nossa expectativa é de que consigamos patrocínios para ampliar e estou recebendo a informação do prefeito Edvaldo Nogueira, que a Academia da Cidade estará fazendo parte desse projeto que visa não somente o esporte, mas a inclusão’, enfatiza Eliane Aquino.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira (PCdo B), até o ano 2000 as pessoas tinham dificuldades de dizer até que moravam no Santa Maria e hoje é motivo de orgulho diante dos investimentos feitos em parceria com os governos federal e estadual. “Foi com a chegada de Déda na prefeitura e eu como vice, que começamos a transformar a vida das pessoas que aqui residem, com investimentos de mais de R$ 200 milhões”, destaca citando a abertura de ruas e avenidas, as obras do PAC II,construção de escolas, do canal e do bairro 17 de Março. ‘Com a inauguração desse complexo, a maior prática não será a esportiva, mas a inclusão social. A maior obra é que 400 crianças e suas famílias estão livres de correr os riscos que estão fora dos muros da escola’, complementa.

Compromisso

Maurício Pimentel emocionado

Lembrando já ter visitado o Estado de Sergipe por várias vezes por conta da amizade com Déda Jackson e Edvaldo, além da proximidade com sua terra natal [Alagoas], o ministro Aldo Rebelo destacou a importância do complexo esportivo e social. “Sou freguês dessa casa aqui e já bebi muito dessas águas, mas estou muito feliz em retornar para inaugurar essa escola, pois é o compromisso com o povo, é uma obra para o povo e eu estou sentindo a felicidade das mães, aliviadas por ter um local em que seus filhos estarão protegidos e livres das coisas erradas”, entende.

“Sergipe dá exemplo e passa a ser referência com um complexo desse porte. Aqui, reafirmamos nosso compromisso com o futuro dessas crianças e o futuro do Brasil, ao somar educação, prática esportiva e, sobretudo, inclusão social", afirma o ministro.

Ministro Aldo Rebelo elogia iniciativa

“Todas essas crianças levarão consigo para o resto da vida a importância dos valores que a prática esportiva lhes oferecerá. Além dessa contribuição para a formação de novos cidadãos, também temos a esperança de, quem sabe, ver nas olimpíadas vindouras o nome de um sergipano, oriundo aqui do Santa Maria, representando o Brasil numa disputa esportiva. Essa é uma possibilidade concreta, já que não há limites para o talento que encontra incentivo para florescer”, acredita Marcelo Déda lembrando que a escola vai ajudar os jovens na luta pela inclusão socal, na luta para sair da violência e das drogas que excluem as crianças e os adolescentes.

Já o governador Marcelo Déda, iniciou o discurso dando uma resposta às criticas da oposição. “Tem gente que aqui não vem, mas adora fazer críticas. Esses que falam mal não colocam os pés no Santa Maria e se aparecem não resolvem os problemas. A mim não atingem, nem a Jackson e nem a Edvaldo. Colocar defeito é o melhor negócio do mundo, porque problemas existem, agora resolver é que é mais difícil. É melhor quatro anos de atraso do que 20 anos de esquecimento”, acredita  também lembrando os investimentos no bairro, citando a companhia de policiamento.

Funcionamento

Eliane Aquino comemora

A Escola de Esportes do bairro Santa Maria funcionará em três turnos. Nos turnos da manhã e tarde serão atendidas as crianças da comunidade e os egressos do Cras Santa Maria (Centro de Referência de Assistência Social), integrantes de famílias em situação de extrema pobreza.

Estão inscritas 409 crianças nos dois turnos. As atividades da noite serão dirigidas a atletas de alto rendimento, que treinarão para competições, e a uma turma da Polícia Militar, responsável pelo policiamento do bairro.  A Escola funcionará com um corpo administrativo de 40 pessoas, entre professores de Educação Física, técnicos, psicólogos, médicos, enfermeiros e pessoal de apoio.

Crianças praticam esportes durante a inauguração

O complexo desportivo leva o nome do professor Kardec Alves dos Santos , faixa  preta 5º DAN e árbitro da Confederação Brasileira de Karatê (CBK) desde 1991, fazendo parte do Conselho de Árbitros, e professor do Projeto Vida Alegre da SEEL em Ribeirópolis.  Ele faleceu em novembro do ano passado, tendo sido representado na solenidade pela esposa Luzinalva Pereira.

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais