Jogos da Primavera prosseguem até o dia 23

0

Muita emoção e criatividade marcaram a abertura dos XXI Jogos da Primavera, realizada na noite do último sábado, dia 13, no ginásio de Esportes Constâncio Vieira. A solenidade foi marcada por apresentações artísticas que encantaram o público presente no ginásio e deu a largada para o início das competições e da Banda Cintura Fina. À volta dos jogos que atingiram seu apogeu na década de 80 e há nove anos não eram realizados, representa mais uma promessa de campanha cumprida pelo governador João Alves Filho que acompanhou toda a solenidade junto dos secretários Lindberg Lucena (Educação), Gualter Prudente (Juventude e Esporte), Eduardo Amorim (Saúde), Mendonça Prado (Administração) e Chiquinho Ferreira (adjunto Comunicação Social).

Mais de seis mil atletas com idade entre 11 e 18 anos participam das competições que irão até o próximo dia 23. A disputa acontece nas modalidades de handebol, futebol de salão, natação, voleibol e atletismo, além do atletismo adaptado, destinado aos alunos portadores de deficiências físicas. Estudantes de 144 escolas da capital e interior do Estado participam das competições que acontecem nas quadras esportivas das instituições inscritas, a exemplo dos colégios Barão de Mauá, Juscelino Kubitschek, Colégio Aplicação e Arquidiocesano, entre outros.

Comemorado pela juventude local e pelos que acreditam no esporte como fenômeno social e político, o retorno dos Jogos da Primavera suscitou depoimentos positivos de personalidades sergipanas, como o diretor do Colégio Arquidiocesano, Cônego Carvalho. “É com muita alegria que vejo retornar essa competição. Parabenizo a iniciativa do governador por que aí está a festa da juventude, que estava faltando no calendário estadual. Felicito o governador, os participantes e faço votos que tudo transcorra na melhor ordem possível, para que os nossos alunos se sintam estimulados e no próximo ano esse espetáculo seja ainda mais catalisador de todas as atenções de Sergipe”, disse o responsável pelo colégio que era o grande campeão de medalhas nas competições de outrora.

Para o secretário de Juventude e Esportes, Gualter Prudente, o retorno dos jogos é importante em todos os sentidos. “Principalmente para avaliar as condições dos atletas que vão integrar as seleções de basquete, voleibol, handebol lá fora, representando Sergipe. Sem os jogos fica difícil fazer essa avaliação já que poucas instituições aqui realizam esse trabalho, e isso é importante, pois acaba revelando novos talentos em Sergipe”, ressaltou o auxiliar do governo que no passado foi técnico da seleção de voleibol.

“É uma vitória da juventude e o resgate da educação e do esporte em Sergipe. Hoje a realização dos XXI Jogos da Primavera representam o retorno daquilo que os jovens de Sergipe mais queriam e o governador João Alves Filho através da Secretaria de Educação está resgatando essa glória para a juventude sergipana”, enfatizou o secretário de Educação, Lindberg Lucena, ao enfatizar as palavras do governador. “Para mim é um dia de muita alegria e até de emoção porque depois de nove anos realizamos os jogos que representam um incentivo e um estímulo muito grande ao esporte juvenil, ao esporte dos nossos estudantes, para a formação física e para criar o espírito da disputa sadia, preparando-os inclusive para a disputa da vida”, ressaltou o chefe do executivo.

Ele destacou que não acredita em nada mais importante, mais salutar para estimular o estudante e para afastá-lo das drogas e dos vícios do que  estimulando-o através do esporte. “Uma juventude sadia, intelectualmente e fisicamente, é a grande esperança, o grande esforço que nós homens públicos devemos fazer, especialmente na qualidade de governador do Estado me alegra e me dá uma grande emoção trazer de volta os jogos da primavera, após esses lamentáveis nove anos em que não tivemos em Sergipe”, enfatizou João Alves Filho na oportunidade.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais