Passeio marca a abertura da 6ª Primavera dos Museus

(Foto: Ascom Secult)

A manhã do último domingo, dia 23 de setembro, foi marcada por uma atividade diferente para centenas de ciclistas de Aracaju. Nem mesmo a chuva que caiu no início da manhã desanimou os mais de 400 ciclistas que compareceram ao Passeio Ciclístico, atividade que marcou a abertura da programação da 6ª Primavera dos Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e que contou com apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Aliando cultura, esporte e lazer, os participantes tiveram a oportunidade de saudar a primavera e conhecer as unidades museais localizadas em Aracaju ao longo de um percurso de 6km. O ponto de partida foi o Palácio-Museu Olímpio Campos.  De lá, os ciclistas seguiram para o Memorial do Poder Judiciário de Sergipe, Museu do Homem Sergipano, Museu da Gente Sergipana, Memorial da OAB e Memorial de Sergipe.

Em cada ponto, os participantes eram saudados por fogos de artifícios e puderam conhecer um pouco da história de cada instituição. O ponto final da atividade foi o Parque da Sementeira, onde foi oferecido um café-da-manhã e realizado sorteios de brindes.  Para os organizadores, a iniciativa foi um sucesso.

O diretor do Palácio-Museu Olímpio Campos, Oyama Teles, enfatizou a importância do passeio. “Essa iniciativa deu a oportunidade para as pessoas conhecerem os museus da nossa cidade e, além disso, agregou o fator importante que é a atividade física, fundamental para a nossa saúde”. Para o diretor do Memorial da OAB, José Rivadálvio, a ação foi tão especial que precisa acontecer nos próximos anos. “Essa ação foi muito grandiosa e nós precisamos incrementá-la”, destacou.

A diretora do Museu do Homem Sergipano da Universidade Federal de Sergipe, Verônica Nunes, também comemorou o sucesso do passeio. “Esse foi um momento muito bom de divulgação e de integração dos museus. Essa união mostrou resultados muito positivos”. Ela destacou ainda que essa ação também aconteceu em outras cidades como parte da programação da 6ª Primavera dos Museus, do Ibram, dialogando com a temática escolhida este ano pela instituição, que é ‘A Função Social do Museu’.

Para Fabiana Carnevale, diretora do Memorial de Sergipe, da Universidade Tiradentes, integração foi a palavra-chave para o sucesso do evento. “Foi uma oportunidade para a gente se associar à comunidade civil numa atividade social e ecológica que reuniu centenas de pessoas e que serviu para integrar famílias e amigos nessa manhã de domingo”, completou.

A diretora do Memorial do Judiciário, Monica Porto, por sua vez ressaltou esse aspecto do Passeio Ciclístico aliado à divulgação das unidades museais da capital. “Muita gente que não conhecia os museus tiveram a oportunidade de saber onde ficam e saber um pouco das suas histórias. O evento foi um sucesso”.

O Passeio Ciclístico abriu a programação da 6ª Primavera dos Museus em Sergipe e serviu como um convite para as atividades que prosseguem nos próximos dias. “Essa ação abriu com chave de ouro a Primavera dos Museus aqui nosso estado e durante toda a semana as instituições estarão promovendo diversas atividades, a exemplo do Museu Histórico de Sergipe, em São Cristóvão”, ressaltou a coordenadora de museus da Secult, Sayonara Viana. O MHS irá promover no dia 28 uma Roda de Leitura especial e fará a abertura dos trabalhos da Associação dos Amigos do MHS.
A programação completa dos museus de Sergipe e do Brasil que integram a 6ª Primavera dos Museus pode ser conferida no site do Ibram.

Fonte: Ascom Secult

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais