Saiba como escolher o tênis certo para caminhada

Caminhada incorreta pode causar lesões
A caminhada, ou cooper, como muitos conhecem, é um dos esportes mais comum em todo o mundo. A facilidade para praticá-lo, entretanto, faz com que muita gente não se preocupe o suficiente ao se preparar para realizar essa atividade física. Entretanto, o que pouca gente sabe é que se for praticada de maneira incorreta, a caminhada pode causar lesões nas articulações, fraturas e até infarto.

Um dos maiores problemas dos atletas – principalmente aqueles que não têm a ajuda de um profissional – é na hora da compra do tênis adequado para a prática da caminhada. Segundo a fisioterapeuta Karine Baldow, o tênis não garante apenas conforto ao caminhar. “O uso correto do tênis melhora o desempenho do atleta e

A fisioterapeuta Karine Baldow
previne lesões, principalmente nos joelhos e na coluna”, afirma Karine.

O primeiro passo

O primeiro passo para quem quer começar a correr é realizar exames médicos, para avaliar a postura e a capacidade cardiopulmonar. Em seguida, o atleta deve comprar um tênis adequado para a prática. “O calçado deve ter sistema de amortecimento, ser confortável e novo, de preferência”, declara a fisioterapeuta.

Ajuda de profissional é fundamental

O personal trainer Wildson Lemos
De acordo com o personal trainer Wildson Lemos, o uso incorreto do tênis pode trazer severas complicações nas articulações, como o tornozelo, o joelho, o quadril e até a coluna. “Qualquer pessoa que quer começar a praticar caminhada, deve fazer exames clínicos, como o ECO, o Eletro, o exame endócrino e ir a um nutricionista e um ortopedista”, diz Wildson.

O esportista deve procurar ajuda especializada para realizar a prática da caminhada de maneira segura. Além disso, o tênis deve ser trocado, no mínimo, uma vez por ano. O personal trainer afirma que, após esse tempo, o tênis não é capaz de sustentar a pisada do aluno, causando dores durante e após a

Tênis para caminhadas custam, em média, R$ 150
prática do exercício físico.

Tênis com preços acessíveis

Para percursos diários curtos, como caminhadas em calçadões, o tênis não precisa ter um sistema de amortecimento de alta tecnologia. Karine afirma que nas lojas especializadas existem bons tênis com preços variáveis. “Um tênis bom, com um bom sistema de amortecimento, custa, em média, R$ 150”, diz a fisioterapeuta.

Por fim, a fisioterapeuta descarta o uso de palmilhas sem o consentimento médico. De acordo com Karine Baldow, o uso de palmilhas sem prescrição médica durante caminhadas pode causar dor em todo o corpo. “O solado pode causar danos se não estiver de acordo com a maneira que o atleta pisa”, afirma a fisioterapeuta.

Por Domingos Lessa e Raquel Almeida

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais