SEED apresenta formato dos XXIX Jogos da Primavera

0

A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Educação Física (DEF), realizou na manhã desta terça-feira, 12, uma reunião com representantes de diretorias regionais de educação e professores/técnicos de escolas públicas e privadas para apresentar o formato dos XXIX Jogos da Primavera.

O campeonato que envolverá mais de 18 mil alunos, é o maior evento esportivo escolar de Sergipe e vai ocorrer de 21 a 30 de setembro. Os Jogos da Primavera são fruto do compromisso do Governo do Estado, que acredita no esporte como um forte aliado da educação.

Nesta edição dos Jogos da Primavera ocorrerão competições em 19 modalidades esportivas: Atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, luta olímpica, natação, para-atletistismo, paranatação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, vôlei de quadra e xadrez.

Formatação

O professor Glasdston Lisboa, assessor do DEF, informou que os Jogos da Primavera 2012 serão disputados em duas etapas.  "A primeira etapa consiste no processo seletivo. A segunda etapa é a fase final do evento, que ocorrerá de 21 a 30 de setembro.

Esta edição é composta de quatro seletivas. Na modalidade futsal, categorias A e B, para escolas da capital, as seletivas foram realizadas durante os Jogos Escolares da TV Sergipe. Já nas seletivas do futsal categoria A de escolas do interior do estado os torneios ocorrerão de 21 de julho a 5 de agosto.  Neste mesmo período as equipes classificadas participarão das seletivas regionais de onde sairão os representantes para a etapa final dos Jogos da Primavera", disse Glasdston.

Seletivas

Ele informou ainda que acontecerão seletivas para 15 modalidades esportivas, no período de 8 a 12 de agosto,  para classificação de  equipes que disputarão as  Olimpíadas Escolares Brasileiras, categoria A,  a serem realizadas em Poços de Caldas (MG), em setembro, e  as Paralimpíadas, que acontecerão em São Paulo, no mês de outubro. "Em relação às seletivas paras as equipes de futsal, categoria B, de escolas do interior do estado, os torneios serão realizados no período de 20 de agosto a 10 de setembro", finalizou Gladston Lisboa.

A professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do DEF, afirmou que é muito importante que todos compreendam a formatação dos Jogos da Primavera para o êxito do campeonato. "Nesta edição dos Jogos da Primavera contamos com três competições específicas para a categoria A (12 a 14 anos), em que será feito um trabalho de base para fomentar ainda mais a prática esportiva escolar e Sergipe conquistar vitórias em competições interestaduais.

Inscrições

As inscrições para as seletivas do futsal, categoria A, das escolas do interior, estão abertas até o dia 1º de julho. Em relação às seletivas para as Olimpíadas Escolares e Paralimpíadas Escolares, as inscrições tiveram início no dia 11 de junho e prosseguem até o dia 20 de julho. Finalmente, as inscrições para as seletivas do futsal, categoria B, terão início no dia 10 de julho e vão até 5 de agosto.

As inscrições para as escolas da rede estadual de ensino devem ser feitas através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA). As escolas das redes municipais, federal e privada devem preencher um termo de adesão disponível no site ,  que irá gerar uma senha de acesso ao SISJOG.

Fonte : Ascom SEED

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais