Sergipanos embarcam para Olimpíadas Escolares Nacionais

Delegação sergipana embarca nesta segunda-feira, 3, para etapa nacional das Olímpiadas Escolares (Fotos: Seed)

A delegação sergipana que participará das Olimpíadas Escolares Nacionais, categoria A, destinadas a atletas de 12 a 14 anos, embarcará para Poços de Caldas (MG) nesta segunda-feira, 3, às 19h. A equipe sergipana é composta de 154 membros, incluindo alunos, técnicos e dirigentes da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O campeonato ocorrerá no período de 6 a 15 de setembro e reunirá alunos atletas de todos os estados brasileiros.

Os ônibus sairão do Complexo Administrativo da SEED, localizado na rua Gutemberg Chagas, 169, D.I.A. – Bairro Inácio Barbosa. O Governo de Sergipe, por meio Seed, garantiu quatro ônibus que levarão a delegação sergipana à cidade mineira e assegurou também as refeições durante o percurso.

Os primeiros atletas que viajam para as competições são das modalidades individuais atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica,  judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa e xadrez. Nessa modalidade destacam-se  a equipe de badminton do Colégio Estadual Governador Valadares, o judô do Colégio Estadual Rodrigues Dórea e o ciclismo do Colégio Estadual Joaquim Vieira Sobral.

Os atletas das modalidades coletivas basquetebol, futsal, handebol e voleibol embarcam no próximo dia 8 de setembro. Nessa modalidade, os destaques são o time de futsal masculino do Colégio Estadual Leandro Maciel e o de handebol masculino do CAIC Jornalista Joel Silveira.

Equipe sergipana é composta por 154 membros

Os atletas sergipanos foram classificados por uma seletiva para as Olimpíadas Escolares organizadas pelo Departamento de Educação Física da Seed, que ocorreram no período de 4 a 11 de agosto envolvendo escolas das redes pública e particular.

Incentivo

A professora Maria Auxiliadora Pires, diretora do Departamento de Educação Física da Seed, ressalta a importância do esporte escolar como complemento à formação plena do aluno. "O esporte é um instrumento de conhecimento, socialização e inclusão que cria lastros que alicerçarão a vida futura dos estudantes", afirmou.

Maria Auxiliadora destacou a atenção que o Governo de Sergipe tem dado ao esporte estudantil. "É fundamental para a construção de uma cidadania plena, elevando a autoestima do aluno, que sente orgulho de representar seu estado e sua escola em importantes competições nacionais", declarou a professora.

Competição

Criadas em 2005, as Olimpíadas Escolares têm como finalidade descobrir novos talentos esportivos e integrar alunos de todas as regiões do Brasil. Além das disputas das medalhas, os atletas participarão de eventos educativos e culturais, que têm como finalidade promover a inclusão social através do esporte e da educação. A realização das Olimpíadas Escolares é fruto de uma parceria entre o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério dos Esportes.

Fonte: Seed

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais