Sergipe seleciona judocas para campeonato nacional

Mulheres têm bom desempenho no Judô em Sergipe (Fotos: Cássia Santana/Portal Infonet)

A Federação Sergipana de Judô já está em fase de avaliação da equipe que participará do XXV Campeonato Nacional de Judô Feminino [que abre espaço também para atletas do sexo masculino], que acontecerá no período de 2 a 4 de novembro próximo em Salvador, capital baiana.

“Pretendemos levar uma delegação com pelo menos 50 atletas com reais condições de competir”, diz o vice-presidente da Federação, José Alberto Oliveira. O desempenho dos atletas foi observado nas três etapas já realizadas do campeonato estadual de Judô e também nas competições escolares.

Neste sábado, 21, por exemplo, ocorreu mais uma etapa de campeonato escolar, a Copa Jardins, organizada pelo professor Euder Lima. Para o professor, pelo menos doze mulheres estão aptas à competição nacional representando o Estado de Sergipe. Nesta competição específica, foi avaliado o desempenho de atletas com faixa etária a partir dos quatro anos de idade, indicado como um grande incentivo ao público infanto-juvenil à prática esportiva.

Flávio Vicente: "minha mão esquerda tremeu"

Cento e vinte estudantes participaram da competição, entre iniciantes e até aqueles com performance que pode culminar com medalhas em favor de Sergipe, a exemplo de Mayra Resende, da categoria sub 17, medalhista de bronze no Regional de Judô. “Atividades como esta são importantes para desenvolver o atleta e também ajuda no desempenho dele na escola”, considera Mayra.

Nesta etapa, muitos alunos se destacaram e receberam medalhas de ouro, prata e bronze, uma espécie de brincadeira que os alunos, em particular, levam muito a sério quando disputam o título. “Minha mão esquerda ficou tremendo [quando ouviu o anúncio indicando a vitória em primeiro lugar]”, reagiu o pequeno Flávio Vicente, 10, que disputou a categoria sub 11 de Judô.

Delegação

A delegação sergipana que participará efetivamente das competições será definida pela Federação Sergipana de Judô até o próximo dia 25. As inscrições dos atletas deverão ser realizadas até o dia 26. O campeonato nacional ocorrerá entre os dias 2, 3 e 4 de novembro no clube do Sesc em Piatã, na cidade de Salvador, capital da Bahia.

Crianças levam a sério a atividade lúdica

O vice-presidente da Federação Sergipana de Judô informa que, durante o campeonato, também serão desenvolvidas atividades lúdicas para as crianças, com potencial para a prática do Judô, que pretendem assistir ao campeonato nacional. “As atividades pedagógicas são importantes para mostrar às crianças que, antes de ser um lutador, ele é um cidadão. Não devemos nunca esquecer a ação pedagógica da luta”, considerou.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais