Sergipe sugere que Copa Govenador seja 1º turno estadual

0
Proposta foi oficializada nesta quarta (Foto: Ascom Sergipe

O presidente do Club Sportivo Sergipe, Genisson Silva, oficializou a proposta do clube para a fórmula do Campeonato Sergipano de 2013, nesta quarta-feira, 24, na Federação Sergipana de Futebol (FSF).

De acordo com o dirigente, que foi acompanhado na reunião com o diretor de futebol colorado, Joaquim Feitosa, houve acréscimos na primeira proposta, lançada no início do mês. Por exemplo, a cota que a FSF gastou com Confiança e Itabaiana, no ano passado, somados os 10 jogos que cada um realizou, forma um montante médio de R$ 3 mil por jogo, resultando em um total de R$ 60 mil. Então, a ideia é que este valor seja destinado aos clubes para a Copa Governador do Estado do próximo ano, que seria o primeiro turno do Estadual.

Os dois melhores times iriam automaticamente para o quadrangular final. No segundo turno, já com a presença do Confiança e Itabaiana, que ficaria ausente do 1º turno por participar da Copa do Nordeste, contaria com jogos entre todos os times, em partidas de ida e volta. Os dois primeiros iriam compor as duas vagas restantes para o quadrangular, caso seja o mesmo time do turno anterior, se classificaria o terceiro colocado do segundo turno, respectivamente.

Valorização

“Com essa proposta, acredito que teremos um quadrangular super valorizado, e com todos os clubes disputando vagas para as competições nacionais. Vamos encher os estádios. E em 2014, o Estado de Sergipe teria quatro clubes em competições como Copa do Brasil, Série D e Copa do Nordeste, o que tornaria o campeonato estadual de 2014 ainda mais atrativo, porque as equipes estariam melhor preparadas”, declara Genisson. “Na Bahia, o campeão do primeiro turno tem vaga na Copa do Brasil e o vice, na Copa do Nordeste”, exemplifica o dirigente. “Queremos que no ano da Copa do Mundo no Brasil, quatro clubes sergipanos sejam notícias nas competições do país”.

Bastante otimista com a participação do Sergipe no próximo estadual, o presidente do Sergipe solicitou ainda a FSF que a entidade envie um ofício ao diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, para que o mesmo possa alterar a data do início da Série D, de maio para julho. “Da maneira que está causa um prejuízo para os clubes, visto que iria jogar em maio, depois haveria uma interrupção em junho, por conta da Copa das Confederações, e voltaria jogar em julho, então, é melhor só começar tudo em julho”, explica Genisson.

Outra proposta é que uma vaga do Campeonato Sergipano Júnior seja destinada para a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2014, e a Federação realizaria entre julho, agosto e setembro, a Copa Cidade de Aracaju, valendo a segunda vaga para a 'Copinha'. “São propostas que valorizam os clubes sergipanos que investem na Base”, completa o presidente colorado. 

FSF

O presidente da FSF, Carivaldo Souza, recebeu a proposta e disse que iria analisar com detalhes. “Nós estamos dispostos a ouvir todos os dirigentes que vêm aqui com propostas. Aquelas que nós acharmos que são boas para o campeonato, nós vamos segurar tranquilamente”, diz Carivaldo. “Nós já estamos estudando a fórmula há algum tempo, ouvindo opinião da imprensa, de dirigentes de clubes, e estamos tirando aquilo que nós acharmos bom para o futebol sergipano. Uma coisa eu digo: a federação se preocupa em valorizar o campeonato estadual, para que de lá saiam grandes equipes para disputar os campeonatos promovidos pela CBF”.

Participaram da reunião, além de Genisson Silva, Carivaldo Souza e Joaquim Feitosa, os vice-presidentes da FSF, Milton Dantas e Henrique Tavares; e o professor Orleans, diretor técnico da FSF.

Fonte: Ascom Sergipe

Comentários