Sergipe vai sediar etapa do Pan Americano de Aquathlon

Triathlon ganha mais adeptos em Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

O triathlon, esporte que envolve natação, corrida e ciclismo, está ganhando cada vez mais adeptos em Sergipe. A informação é do presidente da Federação de Triathlon do Estado de Sergipe (Fetrise), Augusto César, que também disse que, por conta do crescimento do esporte, o Estado vai receber uma etapa do Pan Americano de Aquathlon em agosto.

Para Augusto, o esporte, que no ano passado contava com a participação de cerca de 22 atletas nas competições, hoje é praticado por uma média de 70 pessoas durante os eventos esportivos. O presidente da Federação ainda falou sobre a implantação do paratriathlon. “Em Sergipe temos alguns atletas com deficiência que, quando não competem na categoria de revezamento, na qual pessoas diferentes competem em cada modalidade, participam individualmente”, acrescentou.

Promessa

Rômulo espera bons resultados das próximas competições

Em Sergipe, um esportista que vem se destacando é Rômulo Menezes, 17, que recebe o auxílio bolsa-atleta. Apesar de ser novo, em apenas um ano e meio ele já conseguiu a 1ª colocação na categoria Júnior, e a 3ª no ranking Geral. Para Augusto, essas conquistas são fruto da dedicação do atleta. “Antes de entrar para o esporte, Rômulo já praticava natação, que é fundamental para o triathlon”, comentou o presidente da Federação, que ainda disse que o atleta tem tudo para crescer.

Rômulo espera adquirir mais conquistas, e para isso está se preparando para inúmeras competições. “Em julho vou participar de mais uma etapa do Campeonato Sergipano e do Sul Americano de Aquathlon, em Fernando de Noronha. Já em agosto e setembro, participo da 3ª etapa da Copa Brasil em Manaus, do Pan-Americano em Sergipe, do Ibero-Americano em Vila Velha, e da 4ª etapa da Copa Brasil em Cuiabá”, contou o atleta, que também planeja participar das últimas competições do calendário sergipano, que acontecem em novembro e dezembro.

Presidente da Fetrise, Augusto César

Esporte

O presidente da Fetrise explicou que as competições de triathlon podem ser realizadas de diferentes formas. Além da sequência natação, ciclismo e corrida, que configura o triathlon, há o duathlon, variação em que são realizadas as provas de corrida, ciclismo e corrida, e o aquathlon, na qual acontece uma etapa de corrida, outra de natação e mais uma de corrida.

Augusto ainda falou sobre o apoio que o esporte recebe em Sergipe. “A imprensa e os órgãos da prefeitura e do governo são fundamentais para o desenvolvimento do triathlon, que além de sempre receber novos atletas, proporcionou que competidores que possuem destaque no Brasil pudessem competir em Sergipe”, destacou.

Por Monique Garcez e Kátia Susanna

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais