Operação Babel: conheça a lista dos 14 indiciados

Inquérito foi concluído na Deotap (Foto: Arquivo Portal Infonet)

Crimes contra o patrimônio [estelionato majorado], crimes contra a paz pública [delito conhecido como formação de quadrilha ou bando], crimes praticados por particular contra a administração em geral [impedimento, perturbação ou fraude de concorrência]. Estes são os delitos detectados pela Polícia Civil fruto da Operação Babel, que investigou contratos firmados pela Prefeitura de Aracaju com a empresa Torre Empreendimentos para coleta de lixo e limpeza pública.

Estes crimes são relacionados no relatório final do inquérito policial concluído na terça-feira, 18, pela equipe do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap) encaminhado à justiça, tramitando na 3ª Vara Criminal de Aracaju. No inquérito, 14 pessoas foram indiciadas, incluindo os empresários Antonio Torres Neto e Soraia Torres, sócios da empresa Torre, o presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos, Mendonça Prado [afastado do cargo], ex-presidentes daquela empresa, Lucimara Passos e Júlio César Flores, dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza Pública e Comercial do Estado de Sergipe (Sindilimp), entre outros representantes da Torre Empreendimentos e servidores da Emsurb, que foram afastados dos respectivos cargos por decisão judicial.

O resultado das investigações deveria ter sido divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública em entrevista coletiva, que foi adiada em duas oportunidades em decorrência da exoneração do então delegado geral Alessandro Vieira e a consequência renúncia do ex-secretário João Batista. O processo começou a tramitar na 3ª Vara Criminal às 17h38 da quarta-feira, 19,  e foi aberto prazo para manifestação do Ministério Público Estadual.

Conheça a relação dos indiciados, em ordem alfabética

ALEXSANDRO DOS SANTOS – integrante da assessoria jurídica do Sindilimp

JÓSÉ ANTÔNIO TORRES NETO – sócio da Torre Empreendimentos

JOSÉ CARLOS DIAS DA SILVA – diretor da Torre Empreendimentos

JOSÉ DA SILVA ARAUJO SILVA – diretor da Torre Empreendimentos

JOSE DE ARAUJO MENDONCA SOBRINHO – Mendonça Prado, presidente da Emsurb, afastado

JOSE REINALDO DE SOUZA – diretor da Emsurb, afastado

JOSE ROBERTO GOMES DO CARMO – diretor Emsurb, afastado

JÚLIO CESAR FLORES CORREIA – ex-presidente presidente da Emsurb

LUCIMARA DANTAS PASSOS – ex-presidente da Emsurb

MARCIO ZYLBERMAN – assessor da Emsurb, afastado

RAYVANDERSON FERNANDES DOS SANTOS – presidente do Sindilimp

ROSENICE FIGUEIREDO MACHADO – procuradora da Emsurb, afastada

SORAYA MACHADO TORRES – sócia da Torre Empreendimentos

SYLVIA EMILIA CARDOSO BARRETO MASCARENHAS DE CALASANS – presidente da Comissão de Licitação da Emsurb, afastada

O Portal Infonet tentou contato com as assessorias dos indiciados, mas não obteve êxito. O Portal Infonet permanece à disposição para ouvir as partes citadas no processo. Informações podem ser enviadas por e-mail jornalismo@infonet.com.br ou por telefone (79) 2106 – 8000.

Por Cássia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais