25% dos eleitores de Aracaju deixaram de votar no 1° turno

0
Urna Eletrônica
Eleitores faltosos terão que justificar  ausência no primeiro turno em até 60 dias (Foto: TSE)

Em Aracaju mais de 400 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam aptos a votar nas eleições municipais, mas apenas 303.399, ou seja, 74,93% do total de eleitores comparecem às urnas no último domingo, 15, para exercer sua cidadania.

Ainda segundo dados do TSE, Aracaju registrou no primeiro turno das eleições municipais 25,07% de abstenções, ou seja, 101.502 eleitores aptos não comparecem às urnas para votar.

Também foi registrado nas eleições municipais em Aracaju 262.642 votos válidos (86,57%), 12.853 votos brancos (4,23%) e 27.904  votos nulos (9,20%).

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais têm até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Os eleitores precisam levar documentação que comprove por que não foi possível participar do pleito.

De acordo com o TSE, a justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, sempre acompanhado do documento que comprove a ausência. É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito.

Por Karla Pinheiro com informações do TSE

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais