25% dos eleitores de Aracaju deixaram de votar no 1° turno

Urna Eletrônica
Eleitores faltosos terão que justificar  ausência no primeiro turno em até 60 dias (Foto: TSE)

Em Aracaju mais de 400 mil eleitores, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estavam aptos a votar nas eleições municipais, mas apenas 303.399, ou seja, 74,93% do total de eleitores comparecem às urnas no último domingo, 15, para exercer sua cidadania.

Ainda segundo dados do TSE, Aracaju registrou no primeiro turno das eleições municipais 25,07% de abstenções, ou seja, 101.502 eleitores aptos não comparecem às urnas para votar.

Também foi registrado nas eleições municipais em Aracaju 262.642 votos válidos (86,57%), 12.853 votos brancos (4,23%) e 27.904  votos nulos (9,20%).

Os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais têm até 60 dias para justificar a ausência junto à Justiça Eleitoral. Os eleitores precisam levar documentação que comprove por que não foi possível participar do pleito.

De acordo com o TSE, a justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título; pelo Sistema Justifica, acessível via internet; ou ainda entregando um Requerimento de Justificativa do Eleitor em qualquer zona eleitoral, sempre acompanhado do documento que comprove a ausência. É possível ainda enviar o requerimento por via postal ao juiz da zona eleitoral em que está inscrito.

Por Karla Pinheiro com informações do TSE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais