Adriana Lohanna recebe título de cidadania aracajuana

Adriana Lohanna tem sido uma voz ativa na luta pela cidadania plena, especialmente, para as minorias (Foto: Heribaldo Martins)

A Câmara Municipal de Aracaju concedeu, nesta quarta-feira (28), o título de cidadania à assistente social, Adriana Lohanna, mestra em Educação. A sessão solene, prestigiada por amigos e familiares da transexual, aconteceu no dia em que ela celebra seu aniversário de 33 anos. Natural do município de Propriá (SE), Adriana Lohanna fez da capital sergipana sua morada há oito anos. Desde então, tem sido uma voz ativa na luta pela cidadania plena, especialmente, para as minorias.

“Adriana tem forte atuação em defesa da inclusão social. Ela é um exemplo de luta e dedicação porque sempre enfrentou muitas dificuldades. Sua história é marcada pela discriminação, mas também por vitórias significativas. Ela resistiu, investiu no conhecimento e hoje é referência na causa LGBTQIA+. Aracaju precisava fazer este reconhecimento que reforça a luta contra o preconceito”, afirmou o vereador Lucas Aribé, autor da propositura.

Adriana Lohanna celebrou a concessão da honraria que, para ela, possui extrema carga representativa por ter sido uma iniciativa do vereador Lucas Aribé. “Eu cheguei a Aracaju em 2009 para estudar e desde 2011, efetivamente, moro na cidade. Essa honraria me enche de orgulho, principalmente, por ter sido indicada pelo vereador Lucas Aribé, que também é um defensor das causas sociais. Ela tem muito valor simbólico e político para mim, na medida em que é importante entender que cada vez mais pessoas das minorias, dos movimentos LGBTQIA+ e negro – por exemplo, devem ocupar este espaço da Câmara”, declarou a homenageada.

Primeira transexual a ser diplomada Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Adriana Lohanna também foi a primeira transexual do estado a ter nome e gênero retificados na certidão de nascimento a partir de uma decisão inédita do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE) em 2012. Atualmente, exerce a função de referência técnica das políticas LGBT na Secretaria de Estado de Inclusão e do Trabalho.

Fonte: Assessoria Parlamentar – Lucas Aribé

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais