Advogados vão ao Cope em ato de desagravo contra delegado

O acesso ao Complexo de Operações Policiais Especiais (Cope) ficou repleto de advogados na manhã desta quarta-feira, 3. Organizados pela Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe (OAB/SE), eles fizeram um ato de desagravo contra o delegado Hugo Leonardo, que teria violado prerrogativas profissionais de dois advogados. A SSP e a Adepol nega e rebate as acusações dos advogados.

Confira a matéria completa no vídeo:

SSP

Por meio de nota, a SSP rebateu as acusações. Segundo o órgão, o advogado apresentou “comportamento inadequado e queria a qualquer custo entrar na unidade policial”, mesmo com a operação ainda em andamento. Confira a nota na íntegra:

O comportamento inadequado de um advogado criminalista aconteceu pouco depois de uma operação realizada pelo Complexo de Operações Policias em São Cristóvão, no final de agosto. A Polícia Civil desarticulou uma quadrilha responsável por tráfico de drogas e homicídios, em Aracaju e São Cristóvão. Onze pessoas foram presas e uma entrou em confronto com a polícia.

O advogado, então, chegou por volta das 6h30 no Cope e queria a qualquer custo entrar na unidade policial. Foi informado que a operação estava em andamento e que, assim que o trabalho fosse concluído, teria acesso às instalações do Cope, como é de costume em todas as operações.

O advogado tentou entrar à força no Cope, conforme havia alertado em entrevista concedida no dia da operação à TV Atalaia e também em conversa em um grupo de whatsapp de advogados, danificou uma porta com um chute e usou palavras de baixo calão. Um inquérito tramita na oitava Delegacia Metropolitana por dano contra o patrimônio público. O portão foi danificado e precisou ser consertado. O advogado será ainda representado judicialmente pelo delegado Hugo Leonardo.

Adepol

A Adepol também se manifestou. Confira:

A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de Sergipe vem por meio desta se manifestar acerca do ato de desagravo público promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SE) em frente ao Complexo de Operações Policiais Especiais da Polícia Civil de Sergipe (COPE), nesta quarta-feira, 03, contra suposta violação das prerrogativas no exercício da advocacia.

A Adepol expressa a mais absoluta crença de que ao final das apurações nas instâncias competentes, onde serão apresentados todos os elementos de prova, a verdade prevalecerá.

O ato de desagravo consiste em pré-julgamento e afronta à tão cara presunção de inocência, mitigando o devido processo legal, o contraditório e a ampla defesa, institutos dos quais a OAB é uma histórica guardiã.

A Adepol não abre mão de enaltecer a trajetória do Delegado Hugo Leonardo de Oliveira Melo, ao longo dos seus doze anos de carreira e 16 na instituição policial civil sergipana, em função da reconhecida capacidade profissional e da ilibada reputação.

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais