Amorim fecha chapa com apoio de cerca de dez partidos

Eduardo Amorim e Ivan Leite: disputa pelo Governo de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

A convenção partidária acontecerá nesta sexta-feira, 3, mas o senador Eduardo Amorim (PSDB) já bateu o martelo e fechou a chapa majoritária, cujo anúncio foi feito nesta quinta-feira, 2, em entrevista coletiva concedida pelos pré-candidatos na sede do partido em Aracaju. Apesar do divisionismo, o empresário Ivan Leite acabou convencido e aceitou esta composição para ocupar a vaga de vice-governador. O PSDB, segundo o senador Eduardo Amorim, fecha entendimento com cerca de dez partidos políticos. Além do PRB, estão nesta composição, o PSC, PPS, PTC, PR. “E outros partidos menores”, destacou o senador, sem citar os nomes dos demais.

Jony Marcos em discurso na sede do PSDB: tensões políticas superadas

O PRB enfrentou dificuldades para compor com o senador Eduardo Amorim. No primeiro momento, o próprio Ivan Leite acenou desejo de trilhar na chapa governista, que será encabeçada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e Eliane Aquino (PT), que já anunciaram pré-candidaturas ao Governo e a Vice.

O deputado federal Jony Marcos, presidente do Diretório Estadual do PRB, garantiu que o partido nunca ficou rachado e considerou o divisionismo como especulação da imprensa. Mas admitiu as dificuldades com a base nos municípios de Estância, liderada pelo ex-prefeito e ex-deputado Ivan Leite, e no sertão sergipano com a liderança do deputado estadual Jairo Santana, o Jairo de Glória, e classificou a situação como “tensões políticas”.

O PRB acabou abocanhando duas vagas na chapa majoritária, com a indicação do ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, como pré-candidato ao Senado, ao lado do deputado federal André Moura, pré-candidato para disputar a outra vaga do Senado. Para o deputado federal Jony Marcos, o divisionismo foi superado pela política de convencimento, um trabalho articulado nos municípios onde Ivan Leite e o deputado Jairo de Glória exercem influência. “Essa história de partido rachado só foi especulação da imprensa”, disse.

O deputado estadual Jairo de Glória chegou tarde ao evento do PSDB/PRB, marcado para às 7h30. Ao Portal Infonet, o deputado Jairo de Glória admitiu o divisionismo interno, classificou como um momento difícil na tomada de decisão para seguir um caminho inverso, deixando a bancada governista para abraçar a pré-candidatura da chapa de oposição e revelou que anunciará na Assembleia Legislativa a decisão de abandonar os governistas. “Não é fácil porque o PRB está agora fazendo o caminho inverso, mas eu não poderia fugir do chamamento do meu partido para compor esta chapa”, destacou.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais