Amorim fecha chapa com apoio de cerca de dez partidos

Eduardo Amorim e Ivan Leite: disputa pelo Governo de Sergipe (Fotos: Portal Infonet)

A convenção partidária acontecerá nesta sexta-feira, 3, mas o senador Eduardo Amorim (PSDB) já bateu o martelo e fechou a chapa majoritária, cujo anúncio foi feito nesta quinta-feira, 2, em entrevista coletiva concedida pelos pré-candidatos na sede do partido em Aracaju. Apesar do divisionismo, o empresário Ivan Leite acabou convencido e aceitou esta composição para ocupar a vaga de vice-governador. O PSDB, segundo o senador Eduardo Amorim, fecha entendimento com cerca de dez partidos políticos. Além do PRB, estão nesta composição, o PSC, PPS, PTC, PR. “E outros partidos menores”, destacou o senador, sem citar os nomes dos demais.

Jony Marcos em discurso na sede do PSDB: tensões políticas superadas

O PRB enfrentou dificuldades para compor com o senador Eduardo Amorim. No primeiro momento, o próprio Ivan Leite acenou desejo de trilhar na chapa governista, que será encabeçada pelo governador Belivaldo Chagas (PSD) e Eliane Aquino (PT), que já anunciaram pré-candidaturas ao Governo e a Vice.

O deputado federal Jony Marcos, presidente do Diretório Estadual do PRB, garantiu que o partido nunca ficou rachado e considerou o divisionismo como especulação da imprensa. Mas admitiu as dificuldades com a base nos municípios de Estância, liderada pelo ex-prefeito e ex-deputado Ivan Leite, e no sertão sergipano com a liderança do deputado estadual Jairo Santana, o Jairo de Glória, e classificou a situação como “tensões políticas”.

O PRB acabou abocanhando duas vagas na chapa majoritária, com a indicação do ex-prefeito de Canindé do São Francisco, Heleno Silva, como pré-candidato ao Senado, ao lado do deputado federal André Moura, pré-candidato para disputar a outra vaga do Senado. Para o deputado federal Jony Marcos, o divisionismo foi superado pela política de convencimento, um trabalho articulado nos municípios onde Ivan Leite e o deputado Jairo de Glória exercem influência. “Essa história de partido rachado só foi especulação da imprensa”, disse.

O deputado estadual Jairo de Glória chegou tarde ao evento do PSDB/PRB, marcado para às 7h30. Ao Portal Infonet, o deputado Jairo de Glória admitiu o divisionismo interno, classificou como um momento difícil na tomada de decisão para seguir um caminho inverso, deixando a bancada governista para abraçar a pré-candidatura da chapa de oposição e revelou que anunciará na Assembleia Legislativa a decisão de abandonar os governistas. “Não é fácil porque o PRB está agora fazendo o caminho inverso, mas eu não poderia fugir do chamamento do meu partido para compor esta chapa”, destacou.

Por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais