Câmara de Aracaju faz licitação para restaurar teto do prédio tombado

As águas das chuvas afetam teto da Câmara

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) está realizando processo de licitação para restaurar o teto do prédio da rua Itabaiana, tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Sergipe, onde está instalada a sede do Poder Legislativo Municipal. Na quarta-feira, 4, o vereador Nitinho Vitale (PSD), presidente da CMA, suspendeu a sessão ordinária porque as águas das chuvas afetaram a parte interna, bem no local onde as sessões plenárias são realizadas diariamente.

De acordo com informações da assessoria de imprensa, o problema foi ocasionado pela obstrução de uma calha que fica instalada no teto, bem acima da tribuna, onde os vereadores fazem pronunciamento. Com a obstrução, segundo a assessoria, a água foi desviada e acabou inundando a parte interna. Na tarde da mesma quarta-feira, 4, conforme a assessoria, foram feitos reparos e o plenário voltou a funcionar regularmente nesta quinta-feira, 5.

A assessoria informa que todo o prédio necessita ser restaurado. Por se tratar de prédio tombado como patrimônio histórico e cultural, é necessário um trabalho mais minucioso e criterioso para obras de restauro. Um investimento, embora ainda não calculado, considerado elevado. Por essa razão, conforme a assessoria, a Presidência da Câmara prefere destinar os recursos para a construção de uma edificação própria em outro local, com toda estrutura para funcionar o Poder Legislativo Municipal, inclusive com locais apropriados para instalação de gabinetes e espaço para atender ao público.

Diante dessa realidade, conforme a assessoria, a Presidência da Câmara optou por realizar o restauro em área específica relativo ao teto. O processo de licitação está sendo instaurado. De acordo com a assessoria, o procedimento está na fase de preparação de termo de referência para deflagração do processo licitatório. “Por se tratar de prédio histórico e tombado pelo Patrimônio, existe uma série de exigências, que devem ser cumpridas para a realização da obra”, destaca nota enviada pela assessoria ao Portal Infonet. Estima-se que seja iniciada ainda neste ano, conforme a assessoria de imprensa.

Naquele prédio, funcionou o antigo tesouro do estado, dotado de arquitetura civil urbana de caráter institucional, da segunda metade do século XIX, um imóvel de propriedade do Município de Aracaju e tomado por decreto municipal de número 12.039, assinado em 22 de janeiro de 1991, com inscrição no Livro de Tombo nº 01, Geral, folha 16.

por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/0029Va6S7EtDJ6H43FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais