Câmara Municipal investe em acessibilidade e tecnologia

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Instalação do painel eletrônico é um dos resultados dos investimentos (Foto: CMAju)
Já está instalado, desde a semana passada, o elevador da sede da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) que vai assegurar mais acessibilidade a população para acompanhar as atividades dos vereadores da capital sergipana. A colocação do dispositivo garante o compromisso feito entre a administração da Casa Legislativa e o Ministério Público Estadual, em 2009, visando melhorar toda a estrutura do prédio histórico. Além da aproximação entre o povo e os parlamentares, outra preocupação do presidente da Câmara, Emmanuel Nascimento (PT), é modernização das condições de trabalho dos servidores.

“Nossa intenção é efetivar a atuação Poder Legislativo Municipal, investindo mais na qualidade de trabalho dos servidores e gerando mais acessibilidade a população, ao estruturar a Casa Legislativa para que os deficientes ou idosos possam transitar dentro dela sem dificuldade. Assim nos somamos para valorizar a relação entre a Câmara e a população que precisa, antes de tudo, ter seus direitos respeitados”, comentou o vereador Emmanuel, sobre a revitalização da sede Legislativa idealizada junto com o MPE.

Elevador vai garantir a acessibilidade da população
O legislativo agora se prepara para garantir não somente a acessibilidade, mas um maior conforto aos vereadores, servidores, estagiários e comissionados que trabalham nas suas dependências. O projeto de reforma e adequação do Palácio Graccho Cardoso, sede do Legislativo Municipal, que começou a ser executado no final de 2009, sustenta além da adaptação de um elevador e da criação de uma rampa de acesso ao prédio, a redefinição para ampliação dos espaços de cada setor, a restauração da fachada, do telhado, e do revestimento interno.

“Apesar de o prédio ser histórico, nosso maior desafio foi fazer a construção com todo mundo trabalhando dentro prédio, tanto os servidores em suas atividades normais quanto os operários. Exceto quando a Câmara estava em recesso, logo no início da obra, nós trabalhamos na obra em ritmo satisfatório, enquanto os servidores desenvolviam os trabalhos sem prejudicar o andamento do legislativo, tudo em paralelo”, enfatizou o mestre de obras, Sousa Oliveira Lima, representante da Universo Serviços Terceirizados Ltda, empresa responsável por conduzir a obra que teve o custo superior a R$ 185 mil.

Espaços modernizados garantirão maior agilidade nas ações do órgão
Para o vereador do PSC, Jailton Santana, o empenho de Emmanuel é válido e poderá render ainda mais com o apoio dos demais parlamentares. “Mesmo com a reforma, o prédio ainda necessita de melhorias, em virtude do espaço que é pequeno. Porém, com certeza, os vereadores não medirão esforços para conseguir um novo prédio para Câmara”, revelou.

Modernização

Outra mudança aplicada na Câmara Municipal de Aracaju foi a implementação de informatização de todo o sistema que gerencia a atividade legislativa, para garantir agilidade e transparência. “Hoje a Casa Legislativa utiliza o SAPL, um sistema da Interlegis, que é uma unidade de desenvolvimento de software dentro da Câmara Federal. A idéia possibilitar que todos possam acompanhar as atividades da Câmara, através da internet, bem como reduzir os custos com o papel”, explicou o analista de sistemas, Harley Pedrosa Melo.

Até mesmo a histórica função dos taquígrafos ganhou um nova roupagem com o investimento da atual presidência da Casa em tecnologia de ponta, a partir da aquisição de programas desenvolvidos pela Câmara Federal onde, praticamente em tempo real, tudo o que ocorre nas sessões ordinárias já estarão disponíveis em mídias de primeira qualidade. “Em breve a população terá acesso, quase imediato, às notas taquigráficas dos discursos feitos em plenário. O serviço de áudio que antes era feito em fita cassete agora, é digital”, detalhou o taquígrafo da Câmara de Aracaju, Marcius Fernandes. 

O trabalho é bem visto pelos demais vereadores. “O presidente Emmanuel Nascimento, preocupado com as atividades legislativas, providenciou uma ampla reforma não só no prédio, mas na organização de todos os setores, da imprensa ao legislativo. Tudo para facilitar os trabalhos dos senhores vereadores”, considerou o parlamentar Jailton Santana.

Para mostrar na prática como todos são beneficiados com as melhorias da Câmara, o vereador Emmanuel citou o exemplo dos servidores. “Hoje nós fazemos o pagamento da folha em um dia, fruto desse trabalho de informatização dos serviços da Casa. E não é só a melhoria com a compra de novos equipamentos e modernização dos sistemas, todos na Câmara estão sendo capacitados para saberem aproveitar essa tecnologia. Estamos dando mais qualidade de vida a eles, criando melhores condições de trabalho”, atentou o petista.

Opiniões

O reflexo da administração da atual presidência tem rendido benefícios na prática, seja no aperfeiçoamento das condições de trabalho ou na garantia de acesso da população à Casa Legislativa, mas principalmente a credibilidade de Emmanuel Nascimento e dos vereadores que o apóiam com os servidores e assessores da Câmara.  “Já passaram vários presidentes pela administração, que também fizeram um bom trabalho, mas igual ao do presidente atual, em termos de reforma, nunca aconteceu”, comentou a assistente de debate e chefe do setor em que atua, Tereza Marra Andrade Santos.

Já a assessores parlamentares, Cristiane Ribeiro e Genilson Pereira, consideram a modernização o grande investimento de Emmanuel na Casa Legislativa.  “Por meio do trabalho da presidência, nós conseguimos ter um espaço próprio para trabalhar. A assessoria agora dispõe de uma sala com computadores, cada um com o seu terminal”, disse Cristiane. “Com a informatização, temos contato real com o resto do mundo e ao mesmo tempo a facilidade de lidar com as matérias legislativas que tramitam na Câmara”, acrescentou Genilson.

Fonte: CMAju

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