Ciclistas se unem a passeio ciclístico contra corrupção

0
Diversos ciclistas participaram do movimento (Fotos: Portal Infonet)

Diversos ciclistas acordaram cedo neste domingo, dia 7, para participar do 6º Passeio Ciclístico Contra a Corrupção idealizado pela Controladoria Geral da União (CGU) de Sergipe.

O Passeio é uma das ações da CGU para lembrar o Dia Internacional Contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, data em que, em 2003, o Brasil tornou-se signatário da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção, um pacto internacional de prevenção e combate a esse desvio de conduta tão danoso a todos os países.

De acordo com o chefe da CGU em Sergipe, César Carvalho, não basta apenas participar do ato, mas fiscalizar o que está sendo feito pelo poder público. “Todo ano vamos continuar colocando um cidadão na rua vestindo a camisa no combate à corrupção porque a fiscalização é de todo mundo e não só dos órgãos de controle. É importante para você cobrar você conhecer, então por isso existem os Portais das Transparências onde você tem todas as informações de recursos que entraram, foram transferidos, salário de funcionário e quanto mais transparente melhor. Por isso, a participação do cidadão é fundamental para que ele seja vigilante, se o posto de saúde está funcionando, se a ponte foi construída ou se o recurso foi mal aplicado. Ele pode fazer a denúncia em um canal da CGU, anexar foto, documentos ou vir aqui fazer a denúncia no horário comercial”

Para o chefe da CGU/SE, César Carvalho, é preciso fiscalizar o que está sendo feito 

César Carvalho acrescenta ainda sobre o papel desempenhado pela Controladoria no Combate à Corrupção. “A CGU trabalha fiscalizando os recursos públicos federais no caso nosso no Estado de Sergipe, sendo de qualquer natureza, seja de órgão federal ou recurso federal transferido, internacional por tratado de cooperação e os programas que acontecem nos municípios que é onde acontecem as políticas públicas que se transformam em benfeitoria para a sociedade”, destaca.

Também presente no evento, o grupo “Entre Amigos Pedal” da I Igreja Evangélica Presbiteriana, fez questão de participar do movimento. Segundo um dos membros da equipe, Paulo César dos Santos, essa é uma campanha que deve ser engajada por todos da sociedade. “Sempre participamos de vários pedais como este e o intuito é sempre promover a amizade e o bem-estar. Além disso, acho importante esse ato para conscientizar a população para o combate à corrupção, pois é o povo que deve fazer a fiscalização, mas é preciso conhecer como podemos fazer porque muita gente ainda não tem acesso à informação”, afirma.

Grupo "Entre Amigos Pedal" foi para a rua contra a corrupção 

A caminhada seguiu por diversas avenidas da Capital 

A concentração se deu na Praça Graccho Cardoso, bairro São José, em frente ao Colégio Atheneu Sergipense. De lá, todos saíram em pedalada passando por diversas avenidas da capital, em direção ao estacionamento lateral do Parque Augusto Franco (da Sementeira), em frente à CCTECA Galileu Galilei (Planetário).

Por Aisla Vasconcelos

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais