Conheça as propostas dos candidatos a Prefeito de Aracaju

Conheça o plano de governo dos candidatos a prefeito de Aracaju (Foto: Infonet)

Você conhece o plano de governo dos candidatos a prefeito da sua cidade? O plano de governo é um documento que contém as principais ideias e propostas administrativas para o local que aquele candidato almeja governar. Além disso, é um dos documentos obrigatórios exigidos pela Justiça Eleitoral para o registro de candidatura para quem vai concorrer a vagas do poder Executivo (prefeitos, governadores e presidente).

Os candidatos não são obrigados a cumprir o que consta no seu plano de governo, mesmo assim, o documento serve para que o eleitor conheça as prioridades administrativas de cada candidato e se eleitos, cobrem dos futuros prefeitos de suas cidades as promessas de campanha.

Conheça as propostas dos 11 candidatos a prefeito de Aracaju:

– Alexis Pedrão (Psol)

O plano de Governo do Psol, segundo consta no documento, foi construído de forma coletiva, a partir das lives organizadas pelo diretório municipal nas redes sociais durante a pandemia, com base nas experiências do partido em eleições anteriores e da contribuição de pessoas (lideranças comunitárias, pesquisadores, militantes, etc.). O plano, segundo documento, não é uma proposta definitiva e encerrada, é uma proposta inicial, aberta a modificações e novas contribuições.

Dentre as propostas apresentadas, consta um conjunto de medidas emergências para organização da capital sergipana  pós-pandemia que fala da criação da renda emergencial popular municipal e linhas de crédito especiais para microempreendedores e pequenos empresários; distribuição de cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social; isenção de taxa de água e luz para as famílias em situação de vulnerabilidade social; despejo zero e construção de moradias populares; retorno das aulas em 2021 desde que garantidas as condições sanitárias e o diálogo com as comunidades e famílias; e fim da violência policial e do genocídio da população negra com reuniões entre a segurança pública e a comunidade para elaboração de um plano de proteção da vida.

Confira aqui o plano de governo completo.

– Almeida Lima (PRTB)

O candidato do PRTB diz que seu plano de governo é uma Carta Compromisso que ele assume junto a toda a população de Aracaju. Na área de desenvolvimento econômico e geração de renda, a proposta do PRTB é criar uma Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Geração de Emprego e de Renda, que possa executar e gerenciar toda a política voltada para esse setor. Na área de desenvolvimento urbano, a proposta é a elaboração imediata do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Aracaju, acompanhado do conjunto de leis auxiliares e de posturas municipais. No plano consta também a implantação, em parceria com o Governo Federal, de um programa de habitação popular, a exemplo do Programa Casa Verde e Amarela, a fim de diminuir o déficit habitacional existente em Aracaju.

Na área da saúde o candidato promete realizar concurso público para todas as categorias da área da saúde, com contratação imediata para suprir a necessidade da rede municipal. Conclusão da maternidade do bairro Santa Maria, instalação do Hospital da Criança, transformação dass instalações da antiga Maternidade Hildete Falcão em Hospital da Mulher de Aracaju, que passará a ser o hospital de referência para as cirurgias eletivas em ginecologia e obstetrícia, e criação do Centro de Imagem de Aracaju também estão nos projetos de governo.

Confira aqui o plano de Governo completo.

– Danielle Garcia (Cidadania)

A prioridade do plano de governo da candidata Danielle Garcia  é a dignidade da população, educação de qualidade para crianças e jovens, reestruturação da saúde e fortalecimento da capacidade de gerar riquezas e renda.

O plano de governo é baseado na atuação intersetorial, executadas por múltiplos atores, o que segundo a candidata garante profundidade nas entregas, agilidade e adaptabilidade na execução. A promessa da candidata é que se eleita, as pessoas serão o centro do mandato regido pelas premissas da justiça, da inovação e da sustentabilidade.

Alguns dos compromissos prioritários do plano é aperfeiçoamento da escola municipal de gestão; realização de uma reforma administrativa; auditoria permanente nos contratos da gestão municipal; implementação do sistema de transparência para a publicação das listas de espera de serviços da prefeitura; implementação do Programa “Morar Melhor”  que consiste  na construção de 5 mil moradias para famílias de 0 a 3 salários mínimos; realização da licitação de transporte público, com a análise acerca do gerenciamento da frota e dos passageiros;  e regulamentação das frotas de táxis, aplicativos, lotação e mototáxis.

Confira aqui o plano de Governo completo.

– Delegado Paulo Márcio (DC)

A proposta do candidato é um plano de governo capaz de reordenar as prioridades da administração municipal, com foco na geração de emprego e renda, na transparência de gastos públicos, elegendo prioridades que tornem a política pública mais eficiente e efetiva. As prioridades do candidato são o fortalecimento da atividade produtiva do município, gerando emprego e renda para a população; garantir à população acesso à educação e saúde pública de qualidade, com foco na atenção básica, nas estratégias de saúde da família e na medicina preventiva; implementar ações de segurança pública que tragam à população tranquilidade e garantam melhor qualidade de vida.

Na área de saneamento a proposta é expandir a rede de coleta de esgoto do município, garantindo saneamento básico à população e respeitando o meio ambiente. Valorizar o esporte, o lazer, a cultura e o turismo como formas de inserção social, reconhecimento, e geração de emprego e renda; e a implementação do sistema de avaliação das políticas públicas municipais, com transparência de dados e participação social dos vários segmentos, também consta nas prioridades da proposta de governo.

Confira o plano de governo completo.

– Edvaldo Nogueira (PDT)

O candidato à reeleição propõe um programa de governo por uma cidade sustentável, inteligente e mais inclusiva. O documento é uma base de referência nos debates que o candidato pretende ter com a população.

Dentre os principais compromissos assumidos pelo candidato estão: implantar a educação integral na rede municipal de ensino; ampliar a oferta de Educação Infantil (vagas em creche) na perspectiva do atendimento aos direitos de aprendizagem e desenvolvimento; finalizar a construção, equipar e efetivar a Maternidade Pública de Aracaju; ampliar o Hospital Zona Sul com novo centro de imagem e laboratório; incentivar e apoiar o desenvolvimento dos pequenos empresários e a economia criativa; revitalizar a Orla de Atalaia; elaborar o Plano Municipal de Turismo de Aracaju; e implantar o cercamento eletrônico da cidade, com câmeras e softwares de qualidade, leitura de placas e reconhecimento facial.

Confira o plano de governo completo.

–  Georlize Teles (DEM)

O DEM aposta em um plano de governo factível, responsável e adequado à demanda dos aracajuanos, com o compromisso de promover a vida com dignidade, ética e diálogo, de maneira a possibilitar uma gestão democrática, participativa e eficiente.

Na área da saúde o plano de governo propõe fortalecer a Rede de Atenção à Saúde; organizar as portas de entradas de urgência; e constituir a Rede de Saúde Bucal do Município de Aracaju. Na educação a candidata promete ampliar a oferta da educação infantil na pré-escola e creche; ampliar e construir as unidades de educação infantil; e promover a universalização do Ensino Fundamental no prazo de quatro anos.

Na segurança pública a proposta é incrementar a política de coordenação, cooperação e integração entre as forças de segurança municipais e as Policias Civil, Militar e Rodoviária, proporcionando ações de combate à criminalidade mais efetivas; fortalecer e ampliar o efetivo da Guarda Municipal; criar programa de Atendimento Especializado para Grupos de Vulneráveis através da integração entre a Guarda Municipal, um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), da Polícia Civil.

Confira aqui o plano de governo completo.

Gilvani Santos (PSTU)

O PSTU oferece em seu plano de governo defende que a população organizada nos bairros e nos locais de trabalho estejam à frente da prefeitura, e propõe  a construção de Conselhos Populares com espaço para discussão e deliberação popular; defende a manutenção do auxílio emergencial em R$ 600,00 até o fim da pandemia, sendo que a prefeitura de Aracaju e o governo do estado completem este valor até atingir o salário mínimo.

O documento propõe ainda  ampliação das Unidades Básicas de Saúde (UBS); ampliação de creches e escolas municipais; construção de casas para superação do déficit habitacional em Aracaju e universalização do saneamento básico. Outros pontos da proposta é a construção  de uma empresa pública de construção civil que executará o plano de obras e serviços públicos da prefeitura a baixo custo, e criar de uma empresa municipal para fazer a coleta de lixo e limpeza urbana. A candidata socialista também propõe o fim das isenções fiscais ou recursos públicos para grandes empresas.

Confira aqui o plano de governo completo.

– Juraci Nunes (PMB)

O plano de governo do PMB propõe estimular o crescimento e o desenvolvimento econômico através da revitalização do Parque Industrial de Aracaju; desoneração para atração de investimentos; criação de uma política municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável; e criação do Sistema Municipal de Empreendedorismo, voltado para capacitação de micro e pequenos empreendedores.

Também consta no plano de governo ampliação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU; informatização de procedimentos da retirada de exames; e ampliação da cobertura de saúde da família. Na área da educação o candidato propõe a criação de programa de redução da distorção idade série; realização de concurso público para o preenchimento de vagas na rede municipal de educação; e ampliação do número de vagas em creches.

Confira aqui o plano de governo completo.

– Lúcio Flávio (Avante)

No plano de governo do candidato do Avante todas as políticas públicas passam pela família. Segundo o documento, a família será o eixo central do programa de governo. Na saúde a prevenção será a prioridade e o tratamento precoce é uma das bandeiras que serão perseguidas pelo candidato, juntamente com a valorização do profissional de saúde e de sua estrutura de trabalho.

Na educação a proposta do Avante é  capacitar  coordenadores e professores para que possam se engajar e ultrapassar os muros da escola, entendendo as dificuldades básicas das crianças em seu seio familiar. Na segurança pública, a proposta é equipar e reestruturar a Guarda Municipal.  A área de turismo, segundo consta no plano de governo, será prioridade da gestão através da criação de incentivos à melhoria dos atuais equipamentos turísticos públicos ou privados, e a criação de ações de divulgação efetivas.

Confira aqui o plano de governo completo.

– Márcio Macêdo (PT)

O PT apresentou plano de governo  que promete transformar a cidade através do  planejamento urbano. O candidato propõe construir, de forma participativa, um novo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano; dar efetividade ao Plano de Habitação de Interesse Social; realizar a licitação do transporte público coletivo, no âmbito do Consórcio de Transporte Público Coletivo Intermunicipal; construir e fazer a manutenção periódica da infraestrutura de micro e macrodrenagem, priorizando as comunidades em vulnerabilidades de alagamentos.

Na área da saúde o plano de governo propõe, dentre outros itens, implementar uma rede de assistência pautada nos princípios do SUS; constituir a Rede de Saúde Bucal do Município de Aracaju; e redefinir o papel das unidades de urgência do município (Nestor Piva e Fernando Franco). Na área de educação, o plano propõe fortalecer os Conselhos Escolares com a participação efetiva daqueles que constroem o ambiente escolar (professores, estudantes, funcionários e pais dos alunos) e assegurar, no Plano de Carreira do Magistério, a atualização do piso salarial e uma política de remuneração que assegure equilíbrio entre os docentes de acordo com a sua qualificação profissional.

Confira aqui o plano de governo completo.

– Rodrigo Valadares (PTB)

Na proposta de governo, o candidato entende que é preciso “arrumar a casa”, gastar menos e gastar melhor, racionalizando a gestão municipal. Na área de finanças, o plano propõe facilitação no pagamento do IPTU, permitindo o parcelamento, a concessão de descontos e, inclusive, o pagamento via cartão de crédito pelo cidadão; fim do sigilo bancário das transações financeiras municipais, com acompanhamento de cada despesa, receita e empenhos no portal da transparência; e licitar a folha de pagamento municipal, permitindo arrecadação de divisas.

Na área da educação a proposta é a revisão do Plano Municipal de Educação, visando a melhoria da grade curricular dos estudantes aracajuanos; criação de programas de formação continuada para os professores da rede municipal; e criação de Plataforma Online para os estudantes da rede municipal de Aracaju e demais cidadãos. Na área de saúde, o candidato propõe reequipar os Postos de Saúde e unidades do Programa Médico de Família situados na cidade e implantação da telemedicina em Aracaju com fins de realizar a triagem inicial do paciente ainda na sua casa, buscando desafogar a rede municipal de saúde.

Confira aqui o plano de governo completo.

 

Por Karla Pinheiro

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais