Conselho Tutelar: eleitores sergipanos voltam às urnas neste domingo

TRE disponibiliza urnas eletrônicas nas eleições para escolha dos membros do Conselho Tutelar (Foto: Arquivo/Portal Infonet)

Os eleitores sergipanos voltarão às urnas neste domingo, 6, para escolha dos novos membros que compõem o Conselho Tutelar dos municípios. Estão aptos para votar 1.569.251 eleitores em todo estado de Sergipe. Ao contrário das eleições partidárias para escolha de prefeitos, governadores, presidente e membros do respectivo Poder Legislativo, a eleição para o Conselho Tutelar não é obrigatória.

A eleição para escolha dos membros do Conselho Tutelar é conduzida pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente de cada município e conta com apoio logístico do Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com o coordenador de Planejamento, Estratégia e Gestão, Marcelo Gerard, o TRE preparou 1.227 urnas eletrônicas que estarão disponibilizadas para as 807 sessões eleitores distribuídas entre os 75 municípios sergipanos. Entre esse total, estarão disponibilizadas 420 urnas reservas para atender a qualquer eventualidade durante o processo eleitoral.

Embora não esteja conduzindo o processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral mobilizou cerca de 150 servidores que estão dando apoio aos respectivos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e manterá um plantão para dar apoio no dia do pleito.

Aracaju

Em Aracaju, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente se articulou com a prefeitura para garantir acesso aos locais de votação e fornecer segurança ao eleitorado e conta com apoio do Instituto Luciano Barreto Júnior, segundo informações do presidente da Comissão Eleitoral, Jonathan Rabelo Maia, que ocupa cargo de vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A capital sergipana foi dividida em seis distritos. Para cada distrito, serão eleitos cinco conselheiros titulares e outros dez suplentes. Foram preparados 28 locais de votação em Aracaju, com cerca de 400 pessoas mobilizadas, entre mesários, coordenadores e pessoal de apoio, segundo Jonathan Rabelo.

Para identificar o local de votação, o eleitor deve acessar o site da prefeitura de Aracaju, onde estão disponibilizados os respectivos editais e também informações sobre o papel do Conselho Tutelar. O presidente da Comissão Eleitoral explica que o local de votação varia de acordo com a sessão em que o eleitor está inscrito na Justiça Eleitoral.

por Cassia Santana

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais