CPI do lixo caminha para fase de oitivas

0
CPI do lixo caminha para fase de oitivas (Foto: Arquivo Infonet)

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do lixo caminha para uma fase importante: em breve, após a análise dos documentos que serão enviados aos vereadores, começarão pessoas começarão a ser chamadas para prestar depoimentos.

Serão convocados os delegados Danielle Garcia e Gabriel Nogueira, ambos ex-Deotap [Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública], fiscais da pesagem do lixo e pessoas que elaboraram as minutas dos contratos emergenciais.

Apesar disso, o vereador Élber Batalha (PSB) vem reclamando da morosidade no andamento da CPI. Na última terça-feira, 8, uma reunião da comissão não aconteceu por falta de quórum. “Quando a indicação foi de um membro da oposição apenas, sabíamos que esse seria o desenrolar do trabalho. Nos resta fazer nossa parte. Somente eu e Fábio Meireles (PPS) viemos. Haverá sessão na quinta feira, esperamos que os debates sejam fluidos e que os outros órgãos colaborem no envio de documentos. Fizemos novos ofícios e vamos esperar que até terça eles cheguem. A Emsurb [Empresa Municipal de Serviços Urbanos] enviou os documentos ontem, estamos analisando os CDs, que finalmente abriram, para ver se tudo o que pedimos veio efetivamente. Falta uma resposta de um questionamento que fizemos ao Ministério Público e os processos da 3º Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça”.

O presidente da CPI, Vinícius Porto (DEM), contestou as críticas e falou que tudo segue normalmente. “Como presidente da comissão, tento agilizar ao máximo o andamento dos trabalhos. Só que é um processo de 2010 a 2016, são sete anos que precisamos analisar em 120 dias. Não é simples. Estamos estudando as documentações, que são estudadas por nós, solicitamos novamente dados do MP, TJ e Deotap que não foram enviados. A primeira etapa é de documentação, um pouco lenta, e após isso teremos condições de discutir com esses envolvidos”, justificou.

Por Victor Siqueira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais