Déda anuncia mudanças, extingue secretarias e redefine funções

Déda anuncia mudanças
O governador Marcelo Déda anunciou na tarde desta sexta-feira, 08, a segunda reforma administrativa de seu Governo, com mudanças em seis secretarias. Além disso, três pastas foram extintas e duas sofreram redefinição. A explicação para estas alterações foi, principalmente, a crise financeira mundial, que “obrigou o Governo a fazer algumas adequações para garantir o funcionamento da máquina pública”, conforme explicação de Déda.

Dança das Cadeiras

Eloísa Galdino, que respondia pela Comunicação (Secom) foi transferida para a Cultura, abrindo vaga para o secretário de Comunicação de Aracaju, Carlos Cauê, que ocupará sua cadeira. “Eloísa fez um ótimo trabalho à frente da Secom, alterando profundamente a forma de se relacionar com a imprensa. Hoje, a Secom é outra”, afirmou Déda. Sobre Cauê, o governador frisou que “ele passa a fazer parte do Governo para dar continuidade à política de democratização das informações do Governo”.

Jorge Araújo, que ocupava a Secretaria de Articulação Política e Relações Institucionais, ficou com a pasta de Governo. Para o seu lugar vai Bosco Costa, que respondia pela Secretaria de Cidades.

Caué passa a integrar Governo
Novos nomes

Além de Carlos Cauê, outros dois nomes passam a fazer parte da equipe de secretários. A deputada estadual Conceição Vieira ficará responsável pela Secretaria de Inclusão Social, abrindo espaço para que Gilmar Carvalho retorne à Assembléia Legislativa.

Para a Secretaria de Segurança Pública, como foi anunciado na noite de ontem, assume o delegado João Eloy de Menezes. Ao novo secretário, Déda entregou a missão de “recuperar o carinho e o respeito do sergipano pela SSP”.

Extinção de Secretarias

Pelas mudanças, deixam de existir as secretarias de Estado dos Transportes e Integração Metropolitana, das Cidades e Integração Municipal, além da pasta de Turismo. Dentro do rearranjo político, apenas Bosco Costa foi transferido para outro cargo. Bosco Mendonça (Transportes) e João Gama (Turismo) ficam sem participação direta na atual administração. “Ainda iremos conversar sobre a participação desses aliados no Governo”, acalmou Déda.

Conceição assume Inclusão
Redefinição

A pasta de Turismo será incorporada a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. Já as atribuições da pasta de Cidades passa a fazer parte dos trabalhos da Secretaria de Planejamento (Seplan).

Novos órgãos

Será criada uma Agência Reguladora de Serviços Concedidos de Sergipe (Agese), com atribuições ligadas à respectiva regulação de diversos serviços em concessão no estado. Além disso, uma Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano e Projetos Especiais também será formada, esta acoplada à Seplan.

Por Valter Lima

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais