Deputada pede ações de prevenção e combate ao coronavírus

Maria Mendonça alerta para a necessidade do exame preventivo e diagnóstico precoce (Foto: assessoria da deputada)

Através da Indicação 13/2020, protocolada nesta quinta-feira, 27, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) pediu ao Governo do Estado que proceda, com a máxima brevidade, ações de divulgação, prevenção e combate à proliferação do Coronavírus (COVID-19). O objetivo, explicou a parlamentear, é evitar um possível surto da doença no Estado.

Na propositura, a parlamentar ressaltou a sua preocupação com a proliferação da doença, destacando a necessidade de orientar a população sobre como se precaver e como proceder, em situação de suspeita. Ela lembrou que, no Brasil o primeiro caso foi confirmado na quarta-feira, 26, em São Paulo. “É preciso adotar medidas de forma organizada para evitar que o vírus chegue a Sergipe”, disse Maria Mendonça, que está de licença médica em virtude de ter sido submetida a procedimento cirúrgico.

Para ela, o Estado deve colocar em prática o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo novo Coronavírus (COVID-19), pois, em caso de surto, definem-se o tempo de resposta e a estrutura de comando correspondente a ser configurada em cada nível. “O Ministério da Saúde divulgou que Sergipe e mais dez Estados correm risco de um surto de dengue a partir de março deste ano. Com o risco de transmissão do Coronavírus, é necessário uma ação rápida e efetiva acerca da prevenção, sintomas e combate, justamente por já existir o risco de surto de outra doença no mesmo período, o que pode dificultar o tratamento e identificação dos sintomas”, salientou.

Ela salientou que após casos registrados na China, em dezembro passado, a doença já se alastrou por outros países, levando os infectados pelo vírus à morte. “O acesso a informação é uma forma de orientar a população sobre o problema”, afirmou.

Segundo o Plano de Contingência Nacional, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, na fase de contenção todas as ações e medidas deverão ser adotadas para identificar oportunamente e evitar a dispersão do vírus. “Ou seja, as estratégias devem ser voltadas para evitar que o vírus seja transmitido de pessoa a pessoa”, disse, ressaltando que a sugestão do Ministério é que nesse período, os Planos de Contingência dos Estados devam estar elaborados e publicizados, contendo, dentre outras informações, a organização da rede de atenção hospitalar.

Fonte: Assessoria Parlamentar deputada Maria Mendonça

 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais