Deputado propõe plebiscito em caso de venda do Banese

0

Augusto Bezerra, deputado estadual / Foto: Arquivo Infonet
A possibilidade de venda do Banco do Estado de Sergipe (Banese) voltou a ser tema de debate na Assembléia Legislativa. Dessa vez, é o deputado estadual Augusto Bezerra (DEM) que propõe uma emenda à constituição estabelecendo que a venda do banco só será feita após uma consulta pública, sob forma de plebiscito.

Segundo o deputado, a proposta é para impedir que o banco seja privatizado ou incorporado por outra instituição sem que a população participe da discussão. “O Banco do Brasil está incorporando todos os bancos estaduais do país, restando apenas o do Espírito Santo e o Banese”, explica Augusto. Sendo assim, ele informa que “a venda do banco se torna uma possibilidade e por isso, essa emenda precisa ser aprovada”.

Ainda de acordo com Augusto Bezerra, “a incorporação dos bancos estaduais é aprovada pelo presidente Lula e como o governador Marcelo Déda é aliado do Governo Federal, a venda poderá ocorrer”. A proposta do deputado, que acrescenta um novo parágrafo ao artigo 25, tratando da realização da consulta popular, deve ser votada na próxima semana.

Por Valter Lima

Comentários