Deputados visitam obras do Coqueiral

0

Deputados visitam Coqueiral (Foto : Agência Alese)
A comissão composta com os deputados Venâncio Fonseca (PP), Augusto Bezerra (DEM), Celinha Franco (DEM), Arnaldo Bispo (DEM), Antonio Passos (DEM) e Susana Azevedo, autora da proposta, visitou ontem de manhã as obras da Prefeitura de Aracaju no bairro Coqueiral.

A visita foi a primeira atividade da Comissão de Fiscalização das Obras do PAC no bairro Coqueiral, formada para acompanhar o andamento das obras realizadas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na localidade e cobrar da Deso mais agilidade nos trabalhos.

Os deputados constataram o que os moradores do Coqueiral já tinham denunciado aos parlamentares. Ruas esburacadas e cheias de lama, sem nenhuma condição de tráfego, esgotos abertos, colaborando para a proliferação de ratos e cobras. Esse é o cenário encontrado em praticamente todas as ruas do bairro.

“Estamos aqui – deputados e representantes da comunidade – e ficou constatado que não fizeram nada até o presente momento. Ficou provado mais uma vez que aplicaram um estelionato eleitoral e estamos aqui para cobrar. Não vamos dar sossego enquanto não for feita essa obra do Coqueiral, porque o dinheiro está aí. O que está faltando competência”, disse o líder do governo na Assembléia, deputado estadual Venâncio Fonseca.

Na primeira residência visitada, a dona de casa Cristina Gomes mostrou ao deputado Augusto Bezerra como vive sua família, situação que não é muito diferente dos demais moradores do bairro. A casa, localizada numa rua enlameada e que enche de água quando chove, tem que ser protegida por um batente de quase 50 centímetros, para proteger os moradores e os móveis e eletrodomésticos – todos inclusive, suspensos por tijolos e pedaços de madeira.

“Aqui a situação é de calamidade pública, como vive também a população do Santa Maria. No período das eleições, o prefeito Edvaldo Nogueira botou uma máquina em cada rua para enganar as pessoas que moram aqui”, disse Bezerra. Segundo ele, hoje o Coqueiral está cheio de doenças, com ruas totalmente enlameadas, com lagoas, cobras e ratos e a prefeitura não toma nenhuma providência. “É por isso que em Sergipe o PAC é uma grande mentira. Não tem uma obra do PAC feita ou iniciada”, disse o deputado, lembrando que na placa do início da obra colocada no Coqueiral os trabalhos já deveriam ter sido concluídas em fevereiro desse ano.

Reclamações constantes

A deputada Susana Azevedo explicou que a iniciativa de formar essa comissão surgiu porque todas as semanas moradores dos bairros Santa Maria e do Coqueiral iam até a Assembléia reclamar da situação, muito embora a prefeitura afirmasse que as obras já estavam prontas. “Decidimos criar essa comissão para que possamos acompanhar de perto a realização dessas obras, quanto de recurso foi disponibilizado, o que foi gasto e o que foi feito. Porque o que estamos vendo aqui é totalmente diferente do que a prefeitura conta. Nada foi feito ainda aqui no Coqueiral”, afirmou a parlamentar.

Após a realização da visita, a Comissão de Fiscalização das Obras do PAC no bairro Coqueiral irá a se reunir para definir os próximos encaminhamentos. Entre eles devem estar visita à Prefeitura de Aracaju, Deso e Ministério Público Federal, para investigar a aplicação dos recursos destinados para as obras e o andamento delas.

(Com informações da Alese)

Comentários