Des. Diógenes Barreto é eleito presidente do TRE-SE por aclamação

O magistrado foi eleito após tomar posse como membro titular do Tribunal (Foto: TRE/SE)

Na manhã desta sexta-feira, 16, na sessão presidida pela desembargadora Ana Lúcia Freire de Almeida Anjos, presidente em exercício, o desembargador Diógenes Barreto tomou posse como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE). Após ser conduzido ao plenário pelos juízes membros Edmilson Pimenta e Hélio Mesquita, o magistrado prestou o juramento e assinou o termo de posse. Após a leitura, o novel empossando foi convidado a fazer parte da mesa.

Dando continuidade a sessão, após declinar do direito de concorrer ao cargo de presidente, a desembargadora Ana Lúcia, convidou os demais membros a procederem à eleição à Presidência do Tribunal. O desembargador Diógenes Barreto foi eleito por aclamação e será o presidente do TRE-SE para o biênio de 2024-2026, ocupará a vaga deixada pela desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva, que encerrou o mandato no dia 1º/2/2024.

Em discurso, Diógenes Barreto agradeceu aos pares pela confiança e enfatizou a importância de administrar com a participação de todos. “Quero uma administração coletiva, todos têm responsabilidade em relação a este Tribunal. Temos um presidente, mas as decisões serão sempre colegiadas. Quando se faz coletivamente, constrói-se com mais segurança”, afirmou. Agradeceu também à desembargadora Ana Lúcia por ela desistir de concorrer em favor dele e disse sempre contar com os bons préstimos.

A desembargadora Ana Lúcia falou da missão e do compromisso para o bom desempenho do trabalho coletivo: “Juntos somos mais fortes. Temos a mesma intenção e o mesmo interesse em fazer o melhor para a comunidade. A a união e o reconhecimento fazem parte da índole e do carácter de todos que compõem este Tribunal.”

A solenidade de posse acontecerá na próxima sexta-feira, dia 23, às 10h, no plenário desembargador Fernando Ribeiro Franco (sede do TRE) e será aberta ao público.

Currículo

Natural de Aracaju (SE), Diógenes Barreto formou-se em Direito pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) em 1984. Ingressou no Judiciário sergipano em 1981. Após a aprovação no concurso de juiz, tomou posse em setembro de 1991.

Atuou como juiz nas Comarcas de Porto da Folha, Capela, Boquim e Aracaju. Em 2008, foi empossado juiz titular da 6ª Vara Criminal da Comarca de Aracaju.

Foi presidente da Turma Recursal no biênio 2011-2013 e atuou no 2º grau substituindo desembargadores por diversas oportunidades. Foi também juiz auxiliar da Presidência do TJSE nas gestões dos desembargadores Osório de Araújo Ramos Filho e Luiz Mendonça. Tomou posse como desembargador do TJSE no dia 11 de abril de 2016.

Em 22 de novembro de 2017, o Pleno do TJSE designou-o para ocupar uma das cadeiras reservada aos desembargadores no TRE-SE. Com a indicação, Diógenes Barreto passou a integrar a Corte eatuou analisando as demandas relacionadas às Eleições Gerais de 2018. Em 22 de janeiro de 2018, foi empossado como membro efetivo pelo até então presidente do TRE-SE, desembargador Ricardo Múcio Santana de Abreu Lima. Diógenes desempenhou as funções de vice-presidente e corregedor regional eleitoral no biênio 2018-2020.

Fonte: TRE/SE

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais