Dia da votação em SE terá 4,8 mil servidores da segurança pública

O plano estratégico foi apresentado em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 28 (Foto: SSP)

O planejamento estratégico da Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) abrange a atuação de mais de 4.8 mil servidores na segurança do pleito eleitoral em Sergipe. As ações das polícias Militar, Civil e do Corpo de Bombeiros abrangem policiamento ostensivo, segurança dos locais de votação, assim como encaminhamento de ocorrências de crimes eleitorais à Polícia Federal e também ações de socorro e resgate em todo o estado. O plano estratégico foi apresentado em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 28.

Polícia Militar

O efetivo utilizado no dia da eleição será de mais de 4 mil policiais militares em Sergipe. O reforço do policiamento militar na capital e no interior do estado tem como o objetivo garantir a segurança do pleito e de todos os envolvidos no processo eleitoral nos 1.190 locais de votação no estado.

O tenente-coronel Machado explicou que a Polícia Militar conta com um planejamento de atuação em locais de votação e em áreas externas. “A partir do sábado, já haverá o deslocamento de parte da tropa para alguns municípios do interior do estado. É uma situação polarizada e a Polícia Militar está pronta para garantir a segurança”, reiterou.

Polícia Civil

A atuação da Polícia Civil tem como foco a realização de atividades de apuração das infrações penais comuns e, de forma supletiva ao trabalho da Polícia Federal (PF), na autuação dos flagrantes de crimes eleitorais. A atuação junto à PF irá ocorrer nos casos em que não existirem órgãos da instituição federal na localidade.

A coordenadora operacional da capital, delegada Nalile Castro destacou que o plano de ação da Polícia Civil está pautado no plano de ação do TRE/SE. Teremos atuação em todo o estado. São equipes compostas por delegados, agentes e escrivães atuando nas ocorrências comuns e de crimes eleitorais onde a Polícia Federal não tem sede”, informou. No interior, a Polícia Federal terá sede em Lagarto, Itabaiana, Tobias Barreto e Glória.

Corpo de Bombeiros

Nas eleições de 2022, o Corpo de Bombeiros está empregando um efetivo de 395 militares. A corporação irá atuar com o objetivo de garantir a segurança do pleito e também atender eventuais ocorrências de socorro no dia da votação. Na perspectiva de segurança da eleição, os bombeiros militares atuarão em quatro zonas.

A tenente-coronel Maria Souza destacou que o efetivo empregado nas eleições representa mais de 50% da corporação. “E também estamos reforçando as nossas guarnições que atuam diuturnamente, pois estamos trabalhando na vertente dos locais de votação, bem como nas adjacências”, enfatizou.

por João Paulo Schneider

Com informações da SSP

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais