Divulgada a programação da 7ª Semana Aracaju Acessível

O vereador Lucas Aribé é o idealizador do projeto (Foto: assessoria parlamentar)

A 7ª Semana Aracaju Acessível acontece entre os dias 15 e 22 de setembro de 2019 e, nesta edição, abordará o tema “A Arte de Incluir”, visando discutir a necessidade de práticas inclusivas nos espaços de cultura, esporte, lazer e turismo.

A programação dos eventos, baseada no Capítulo IX da Lei Brasileira de Inclusão (LBI), foi lançada oficialmente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) pelo vereador Lucas Aribé (PSB), idealizador do projeto.

A Semana mobiliza iniciativas pública e privada, bem como a sociedade civil organizada, para a realização de eventos de conscientização sobre acessibilidade na capital sergipana. O projeto Aracaju Acessível já impactou a vida de milhares de pessoas. “Só no ano passado, cerca de dois mil cidadãos se engajaram durante a programação e a nossa meta é ampliar ainda mais o número de participantes para que cada vez mais pessoas estejam comprometidas com a construção de uma cidade que respeita a diversidade do ser e valoriza suas potencialidades”, diz Aribé.

Apesar de a Constituição Federal tratar todo cidadão como igual perante a Lei, garantindo às pessoas com deficiência direitos básicos, a LBI trata desses direitos de forma mais específica. Para além disso, na última década, os projetos aprovados pelo Ministério da Cultura, por exemplo, tiveram que cumprir requisitos que contemplassem a acessibilidade. No entanto, explicou Lucas Aribé, a proposta da Semana Aracaju Acessível deste ano é mostrar que a questão ultrapassa a legislação.

“Essas garantias da LBI trouxeram consigo exigências tanto para o Poder Público quanto para o setor privado. Elas estão começando a sair do papel aos poucos, por isso, precisamos reforçar a sensibilização da sociedade mostrando que a Lei deve ser cumprida plenamente e fiscalizada. Para isso, reuniremos ativistas que atuaram na construção do Estatuto da Pessoa com Deficiência ao longo da Semana Aracaju Acessível. A programação é inteiramente gratuita e terá acessibilidade garantida”, destaca Lucas Aribé.

A Semana Aracaju Acessível celebra, anualmente, o Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro) reunindo uma rede de parceiros em seus diversos eventos, além das oficinas que também são ofertadas gratuitamente. “Sempre falamos muito da acessibilidade em relação à parte estrutural e arquitetônica. Porém, ela tem muitas dimensões como a atitudinal, que é a forma como a gente se relaciona com as pessoas. Por isso, queremos ampliar o olhar, pois o que está bom para mim, pode não estar adequado para o outro. A gente precisa desenvolver uma consciência coletiva de acessibilidade porque incluir é oportunizar com igualdade”, salienta Lucas.

A programação oficial está disponível no site lucasaribe.com.br

 

Confira a programação oficial

15/09 

8h às 11h30– Passeio Ciclístico Pedalando Sem Barreiras – Serão 5Km de pedal, com saída do Parque da Sementeira e chegada no Museu da Gente Sergipana. No percurso, serão destacados os diversos espaços e monumentos culturais, desportivos, turísticos e de lazer que permeiam a cidade. Na chegada, os pedaleiros poderão participar de visita guiada ao Museu.

16/09

8h às 17h – 2º Encontro de Libras do IFS – As palestras e debates abordarão temas relacionados ao universo surdo e as oportunidades de esporte, cultura, turismo e lazer para esse público em Aracaju. Local: Auditório da Sociedade Semear

17/09 

8h às 17h – 6º Seminário Aracaju Acessível: “A Arte de Incluir”. Momento de reflexão sobre o direito à Cultura, ao Esporte, Turismo e Lazer, à luz do Capítulo IX da Lei Federal nº 13.146/2015 (Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência). Nesse cenário, profissionais, ativistas e influenciadores da acessibilidade para a inclusão apresentarão, em palestras e mesa redonda, situações protagonizadas por pessoas com deficiência na luta por direitos, e destacarão caminhos já trilhados para construção de uma sociedade plural e inclusiva. Local: Auditório da Sociedade Semear.

18/09 

8h às 16h – 4º Encontro da Rede de Leitura Inclusiva de Sergipe. Um dia inteiro de diálogo e vivências literárias inclusivas, a exemplo das contações de histórias e das rodas de leitura, oficinas, além de visitas à Biblioteca itinerante do Sesc, à Trilha da Inclusão e ao Jardim Sensorial. – Local: Mirante da Treze de Julho.

19/09 

8h às 22h – Observatório de Acessibilidade da cidade de Aracaju – Apresentação das condições de acessibilidade dos diversos espaços de esporte, cultura, turismo e lazer visitados durante os meses de agosto e setembro pelos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit. A mostra será instalada no Auditório A do Bloco G – Unit Farolândia

20/09 

9h às 11h – Sessão Especial em homenagem ao Dia Nacional e Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência – Pessoas com deficiência que se destacam no enfrentamento às adversidades utilizam a tribuna para falar sobre suas vivências no âmbito do esporte, cultura, turismo e lazer em Aracaju. Acontecerá na Câmara Municipal de Aracaju.

12h – Almoço com Acessibilidade. No restaurante-escola, alunos do Senac aprendem na prática sobre o atendimento às pessoas com deficiência. Local: Cacique Chá Bistrô (Rua Propriá, 774).

16h – AcesseBike – Passeio ciclístico passando por pontos turísticos da Orla da Atalaia, saindo da sede do Bike Beach (em frente ao caranguejo gigante). Ao fim do percurso, acontece o Bike Cine, onde será exibido um filme com recursos de acessibilidade, seguido de debate. Para encerrar a noite, haverá uma roda de samba.

21/09

8h às 12h – Jogos Cidadãos – Manhã de atividades envolvendo esportes e jogos diversos, como bodyboard adaptado, vôlei sentado, pipa, corrida de cem metros com olhos vendados, queimado, judô, jogos de mesa (dominó, dama e xadrez) e outro. Local: Espaço Estrelas do Mar, no Bar e Restaurante Sollarium, na Praia de Aruana.

14h – 99Jam + Adol3tra. Desafio de desenvolvimento de games com o tema “Acessibilidade”. Local: Rua João Batista Freire, 25, Conjunto Sol Nascente, Bairro Jabotiana.

16h às 18h – Desfile de Moda Inclusivo – A proposta consiste em levar às passarelas a diversidade humana, na perspectiva de oferecer à sociedade um show de inclusão social e cidadania. Acontecerá no Shopping Riomar e terá participação especial da Galera do Click Aracaju.

22/09 

8h às 12h – Caminhada pela Acessibilidade. Este ano a caminhada começará nos Arcos da Orla da Atalaia, com os filhotes de tartarugas marinhas adentrando ao mar. Na sequência os presentes partem em direção à Praia da Cinelândia, realizando no percurso vivência inclusiva de limpeza da praia.

16h30 – Missa em Ação de Graças. Local: Catedral Metropolitana, Rua Propriá, 222.

18h – Culto de Gratidão. Local: Igreja Verbo da Vida, Rua Campo do Brito, 1.247, Bairro São José.

Fonte: assessoria do parlamentar 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais