Federação dos Municípios de Sergipe tem novo presidente

Fábio Andrade e Antônio Fernandes (Fotos: Portal Infonet)

Foi empossado na manhã desta sexta-feira, 16, o novo presidente da Federação dos Municípios de Sergipe (Fama), o prefeito de Nossa Senhora de Lourdes, Fábio Andrade (PSD). Ele substitui o prefeito de Monte Alegre, Antônio Fernandes Rodrigues, o Tonhão (PSC), pedindo a união dos gestores em busca de recursos visando sair da crise pela qual passa vários municípios sergipanos.

“O principal desafio é dar continuidade ao trabalho que Antônio Fernandes, o Tonhão de Monte Alegre vinha fazendo ao longo dessa gestão, que nos representou muito bem principalmente fora do Estado de Sergipe. Mas precisamos ampliar isso, buscar mais associados e fazer uma plataforma de serviços para angariar recursos. Os municípios estão numa crise muito grande e nós precisamos ser muito criativos e tornar essa crise viável para o funcionamento dos municípios”, acredita o novo presidente da Fames.

Fábio: "Só vamos enfrentar a crise nos unindo"

De acordo com Fábio Andrade, os prefeitos sergipanos só vão conseguir sair da crise, com união. “A Fames possui 30 associados e nós só vamos conseguir enfrentar a crise, nos unindo, sendo criativos e nos fortalecendo. A gente precisa muito do apoio dos prefeitos, eu vou conversar com cada um para que sejamos mais unidos em torno da nossa causa que é justa já que a crise é pela falta de recursos”, ressalta.

A seca é um dos problemas que vem se agravando devido à falta de verbas. “Sou do sertão, da região ribeirinha e já estamos em situação de emergência. O Exército Brasileiro colocava água e não está colocando mais, tenho que alugar dois carros pipas e não sei como vou pagar”, lamenta acrescentando que apesar de o município de Lourdes estar em dia, outro problema que agrava a situação dos municípios é o pagamento do Piso Salarial Nacional dos Professores.

Dever cumprido

Tonhão: "Fiz o meu papel de representar os municípios sergipanos"

O ex-presidente da Fames, o Tonhão de Monte Alegre destacou na solenidade, estar saindo com a sensação do dever cumprido. “Eu acho que esses dois anos à frente da Federação eu fiz o meu papel de representar os municípios sergipanos e de ter participado de diversas discussões a nível nacional, a nível de Nordeste e termino os meus dois anos de mandato fazendo aquilo que sempre gostei de fazer: participar, discutir, mobilizar, trazer recursos que os municípios necessitavam a exemplo de sistema de abastecimento de água junto ao Ministério da Integração Nacional”, afirma.

Tonhão de Monte Alegre disse que apesar de deixar o cargo, permanecerá na luta em prol de melhorias para os municípios sergipanos. “Dois anos foi muito pouco para fazer o que eu queria, mas temos que dar oportunidades aos amigos e vamos estar sempre nessa luta. Deixo o mandato, mas continuo nos movimentos a exemplo da Marcha dos Prefeitos que acontece em maio na capital federal”, completa.

Momento do descerramento com o fundador da Fames, Ricardo Roriz

Galeria de ex-presidentes

Antes da transmissão de posse, foi descerrada a placa da galeria dos ex-presidentes da Fames, a exemplo do ex-prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz (PT), [fundador da Fames], que esteve presente à solenidade e do ex-prefeito de Estância, Ivan Leite (PSDB).

Por Aldaci de Souza

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais