Governo reinaugura balneário de Salgado

0

Balneário foi totalmente reformado/Fotos: Márcio Dantas
Na noite desta quarta-feira, 31, logo após inaugurar o novo Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) do Estado, no município de Salgado, o governador Marcelo Déda entregou à comunidade a reforma completa do Balneário público local. Fundado em 1978, o espaço ganhou notoriedade por sua beleza e passou a atrair centenas de visitantes em finais de semana e feriados prolongados. Sem receber os cuidados necessários, há vários anos encontrava-se abandonado, à espera de investimentos do poder público. “Já faz muito tempo que esperamos por esse dia”, afirmou a prefeita da cidade, Janete Barbosa.

Prefeita Janete Barbosa e governador Marcelo Déda descerram a placa
Natural de Simão Dias, município localizado próximo a Salgado, o governador relembrou os tempos áureos do Balneário. “Sou filho da cidade de Simão Dias. Nasci lá em 1960. E como morador daquela cidade, como habitante do Centro-Sul sergipano, me acostumei a ver em carnaval e semana santa, as famílias fretarem carros e ônibus, enchendo de gente para vir veranear em Salgado. Era a grande atração do interior sergipano, o grande pólo turístico”, comentou o governador.

Déda lembrou ainda que, além da beleza do local, as águas naturais do Balneário também representavam um atrativo a mais. “Essas águas puras ajudavam a recuperar a saúde do povo. Muita gente que tinha alguém doente na família, praticamente morava em Salgado. Essa cidade dependia demais desse Balneário”, destacou o governador do Estado, revelando que, ao visitar o município no ano de 2006, ouviu a população colocar a reabertura do espaço voltado ao lazer como a grande reivindicação daquele momento.

Para ser completamente reformado, o Balneário recebeu um investimento de R$ 570.979,95, em recursos próprios do Estado. A quantia permitiu a pintura interna e externa de todo o prédio e a recuperação de seu piso, a pavimentação em paralelepípedo de áreas que eram cobertas por areia e o paisagismo do ambiente, além da construção de uma casa para tratamento de água e da substituição das instalações elétricas. A piscina e a quadra de esportes também foram renovadas.

“Investimos mais de meio milhão de reais para recuperar as condições de funcionamento, para fazer a ampliação da quadra, para mobiliar, para dar condições para que este Balneário voltasse a ser usado pela população. Fizemos porque acreditamos que vai ser uma importante referência para a economia e geração de emprego e renda na comunidade”, concluiu o governador Marcelo Déda, que durante a solenidade assinou termo de comodato transferindo o direito de uso para o município.

Conservação

Conforme o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o mais importante agora é que a população faça sua parte e conserve a estrutura que acaba de receber um investimento significativo. “As pessoas não podem depredar. Agora têm que conservar, pois trata-se de uma estrutura complexa, sobretudo a área da piscina, onde os cuidados devem ser redobrados. É preciso montar uma logística forte para evitar problemas”, comentou Valmor.

Fonte: ASN

Comentários