Kitty Lima pede suspensão da cobrança da taxa de esgoto em Dores

(Foto: Assessoria Parlamentar)

A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) aprovou uma indicação apresentada pela deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) ao presidente da Companhia de Saneamento Básico de Sergipe (Deso), Carlos Fernandes, solicitando a suspensão da cobrança da taxa de esgoto no município de Nossa Senhora das Dores. A iniciativa é fruto da insatisfação da população dorense que foi pega de surpresa pela cobrança pelo uso do serviço que passará a ser feita na conta de água a partir deste mês, e atendendo ainda o apelo de todos os vereadores do município que recorreram à deputada em busca de apoio para intervir na situação.

Nossa Senhora das Dores vem passando nos últimos meses por diversos problemas na economia local que, impulsionados pelos reflexos da pandemia da Covid-19, têm agravado a crise socioeconômica que tem afetado diretamente a vida de muitos dorenses. Para Kitty Lima, diante dessa realidade, a nova cobrança da Deso prejudica ainda mais a população do município que está tendo que lidar com o enfraquecimento e até mesmo a perda da renda familiar.

“A medida penaliza ainda mais essas pessoas que têm sido mais afetadas por essa crise. A Deso sequer apresentou a possibilidade de isenção da cobrança para as pessoas de baixa renda ou que já estão na linha da pobreza, muito menos um plano de progressão dessa cobrança tendo em vista que a taxa de esgoto corresponde a 80% da conta de água dos sergipanos”, reclama.

A deputada, que sempre teve uma atenção especial a Dores, entende a legalidade das taxas necessárias para manter serviços básicos que são ofertados à população, mas ressalta que o poder públicos e as empresas da administração direta e indireta devem ter maior sensibilidade frente a cobrança de novas taxas impostas a população que já vem sofrendo ainda com as altas inflações.

“Até porque a realidade financeira e o poder econômico de Dores hoje é muito diferente do que era antes da pandemia, e estudos já comprovam o crescimento demasiado de pessoas na linha da pobreza e miséria por conta da crise causada pela pandemia da Covid-19. Apresentei essa indicação atendendo aos apelos da população ao nosso gabinete itinerante e ao pedido do amigo Lucas Lima, vereador por Dores que tem sido um grande aliado para melhorar a realidade de Dores e de toda a população. Esperamos agora que a Deso atenda a nossa solicitação e demostre sensibilidade com aqueles que estão sendo mais penalizados com toda essa situação”, torce Kitty.

Fonte: Assessoria Parlamentar 

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais