Linda Brasil é a primeira mulher trans a presidir sessão na Alese

Aos 50 anos, Linda Brasil propõe reflexão sobre a expectativa de vida das pessoas trans do Brasil, que é de apenas 35 anos (Foto: assessoria parlamentar)

Nesta quinta-feira, 13, a deputada estadual Linda Brasil (Psol), completou mais um ano de vida, fazendo, mais uma vez, história: pela primeira vez a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) teve na presidência dos trabalhos legislativos, uma mulher trans. Em seu discurso emocionado, a deputada falou sobre a representatividade do ato, reforçando a necessidade de inspirar pessoas trans e garantir direitos e proteção às suas vidas, já que o grupo, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), tem expectativa de vida de apenas 35 anos.

“É um dia muito feliz, mas também de muita reflexão. Eu faço parte de um agrupamento de pessoas que têm uma expectativa de vida de apenas 35 anos, enquanto os demais grupos têm de quase 80 anos. Ou seja: já consegui superar em 15 anos essa expectativa e isso é motivo de muita emoção. E fico feliz de estar aqui, inspirando, encorajando outras pessoas e mostrando que é possível. Possível não apenas superar essa lamentável expectativa de vida, mas possível ocupar esses espaços e lutar por mais direitos e igualdades”, disse.

A deputada celebrou o fortalecimento de um movimento nacional composto por pessoas LGBTQIAPN+, mulheres negras, pessoas indígenas, PCDs, cidadãs e cidadãos da periferia e outros grupos vulneráveis, que buscam ocupar espaços na política e em espaços de debate e construção.

“Ainda é muito desigual. Veja, em pleno 2023, século 21, estamos celebrando o fato de uma mulher trans assumir a presidência de uma casa legislativa estadual. Eu agradeço muito o gesto do presidente, é um momento muito significativo, mas mostra o quanto ainda precisamos avançar. Que bom que estamos vendo esse movimento plural, diverso, combativo e transgressor se fortalecendo”, comemorou.

Linda Brasil agradeceu às sergipanas e aos sergipanos pelos 28.704 votos de esperança destinados ao seu projeto político, que visa ajudar a mudar a história de Sergipe. “Só gratidão a cada uma, a cada um que acreditou em nosso projeto. Eu creio que com amor, verdade, respeito e com o olhar sensível para as pessoas, vamos transformar o jeito de fazer política em nosso Estado. Vamos continuar fazendo história. Completar meio século de idade me faz ter a certeza que é possível e que chegaremos a um Sergipe mais justo, mais digno, com cidadania e mais igualdade”.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais