Lula diz que Dilma é quem deve alterar salário mínimo

0

Lula diz que Dilma Rousseff é quem fará qualquer alteração (Foto: Agência Brasil)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira, 27, que caberá à presidenta eleita, Dilma Rousseff, qualquer alteração no valor do salário mínimo de R$ 540, previsto no Orçamento para 2011, aprovado na semana passada pelo Congresso Nacional. Atualmente a quantia é de R$ 510. “Se houver mudança, a Dilma é que fará em janeiro”, disse.

Lula defendeu a regra de reajuste do mínimo que foi acordada com as centrais sindicais. “Os sindicalistas não podem fazer um acordo que só vale quando for para ganhar mais”, disse durante café da manhã com jornalistas no Palácio do Planalto.

O modelo atual de cálculo de reajuste do salário mínimo garante a correção anual pela inflação e tem também como base o percentual de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do ano anterior ao envio da proposta orçamentária ao Congresso, que nesse caso seria o de 2009.

As centrais sindicais, no entanto, reivindicam uma correção diferenciada para 2011, pois em 2009, por causa dos efeitos da crise financeira internacional, o crescimento do PIB foi praticamente nulo. “É importante olhar para o ano que vem que vamos ter um crescimento do PIB de 8% e uma inflação de 5%, o que dará um reajuste de 13%”, disse Lula.

Fonte: Agência Brasil

Comentários