Machado defende aulas itinerantes no rio Sergipe

0

O deputado federal José Carlos Machado (DEM) ficou sensibilizado com a luta de alguns segmentos da sociedade sergipana para resgatar o rio Sergipe e passou a defender a realização de aulas itinerantes, com alunos da rede pública, nas pequenas embarcações conhecidas por “tototós” e que, praticamente perderam a finalidade da travessia entre Aracaju e a Barra dos Coqueiros, após a construção da Ponte Construtor João Alves Filho.

Ao justificar sua idéia, Machado disse que “minha sugestão servirá para uma melhor conscientização dos problemas. Trata-se do aproveitamento da lanchas, conhecidas como ‘tototós’, que poderiam ser utilizadas pela Prefeitura de Aracaju para implantação de unidades escolares móveis, com aulas específicas sobre o meio ambiente, no esclarecimento e conscientização da necessidade de sua defesa, preservando a fauna e a flora”.

O deputado ainda sugeriu que aulas itinerantes dentro das embarcações devem ser feitas em escala de revezamento, para atender o maior número de alunos da rede municipal, com carga horária a ser definida pelos técnicos da área educacional. “As aulas em embarcações e no próprio meio ambiente agredido serviriam para que os jovens vissem de perto a realidade dos fatos, a degradação ambiental, a poluição e suas conseqüências nefastas à condição de vida saudável, bem como a urgente e necessária tomada de posição para reverter esse quadro”. 

Por fim, Machado colocou que “essa medida alcançará, a custos baixos, o objetivo a que se propõe, e servirá para uma melhor formação cultural e educacional dos alunos envolvidos. A experiência tem dado certo em Pernambuco e os reflexos já são sentidos por lá. Tenho certeza que os mesmos resultados serão alcançados em Aracaju”, apostou o democrata.

 

Comentários